Os educadores de creche e o conflito entre cuidar e educar
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.19811Palavras-chave:
Saúde infantil, Creches, Educação infantil, Cuidados primários de saúde, Enfermagem pediátricaResumo
Promover saúde à criança é garantir cuidados de qualidade para seu desenvolvimento integral. Visando a identificar percepções de educadoras e proposta institucional sobre cuidados de saúde infantil, foram entrevistadas professoras e coordenadora pedagógica de creche municipal em São Paulo, e analisados documentos institucionais. A integração educar-e-cuidar aparece nos discursos como própria do trabalho em creche, mas dificultada pela precária formação para os cuidados, principalmente de saúde, e sobrecarga de atividades, levantando dúvidas sobre a exeqüibilidade dessa integração. Educar ainda é foco principal do trabalho, e cuidar é inevitável pela dependência das crianças, mas restrito ao corpo e valorizado somente se atrelado à educação. As propostas institucionais documentadas apresentam lacunas quanto à inclusão do cuidado como categoria independente e inerente à função profissional do educador. É imperioso persistir na construção de propostas integradoras do cuidado na formação inicial e permanente das educadoras, apoiada pelas diferentes disciplinas que atuam na atenção infantil.Downloads
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