Desempenho cognitivo-linguístico e em leitura de escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.20037Palavras-chave:
aprendizagem, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, leituraResumo
OBJETIVO: o objetivo deste estudo foi comparar o desempenho cognitivo-linguístico e em leitura de escolares com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade com escolares sem queixa de transtornos comportamentais e/ou de aprendizagem. MÉTODO: participaram deste estudo 20 escolares de 5° a 8° ano do ensino fundamental. Os escolares foram divididos em dois: Grupo I (GI): composto por 10 escolares com diagnóstico interdisciplinar de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, e Grupo II (GII): composto por 10 escolares sem queixa de transtornos comportamentais e/ou de aprendizagem. Como procedimento foi realizado o Teste de habilidades metalinguísticas e leitura (PROHMELE), composto de testes de identificação de sílabas e fonemas, manipulação de sílabas e fonemas, repetição de pseudopalavras e leitura. RESULTADOS: os resultados apresentaram diferença estatisticamente significante entre GI e GII, demonstrando que os escolares do grupo GI apresentaram desempenho superior quando comparados com os escolares do grupo GII. CONCLUSÃO: de acordo com os resultados deste estudo podemos concluir que as dificuldades apresentadas por escolares com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade podem ser atribuídas à desatenção, hiperatividade e desorganização, característica do próprio diagnóstico, e não a uma desordem de linguagem de base fonológica.Downloads
Referências
American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental dosorders (DSM-IV) (4th Ed.).Washington, DC: American Psychiatric Association; 2000.
DuPaul GJ, Stoner G. TDAH nas escolas. Estratégias de Avaliação e Intervenção. São Paulo: Editora M. Books do Brasil; 2007.
Liotti M, Pliszka SR, Higgins K, PrezIII R, Semrud-Clikeman M. Evidence for specificity of ERP abnormalities during response inhibition in ADHD children: A comparison with reading disorder children without ADHD. Brainand Cognition. 2010; (72):228-237.
Zorzi JL, Ciasca SM. Análise de erros ortográficos em diferentes problemas e aprendizagem. Rev CEFAC. 2009; 11(3): 406-416.
Mangina CA, Beuzeron-Mangina H. Similarities and differences between learning abilities, “Pure” learning disabilities, “Pure” ADHD and comorbid ADHD with learning disabilities. Int J Psychophysiology. 2009; (73):170-177.
Pinheiro FH, Lourenceti MD, Santos LCA. Transtornos do déficit de atenção e hiperatividade: critérios diagnósticos. In: Capellini SA, Germano GD, Cunha VLO, editors. Transtornos de aprendizagem e transtornos da atenção (da Avaliação à Intervenção). São José dos Campos: Editora Pulso; 2010. p. 21-33.
van De Voorde S, Roeyers H, Wier-sema JR. Error monitoring in children with ADHD or reading disorder: Anevent-related. Biological Psychology. 2010; (85):176-185.
Ygual-Fernández A, Miranda-Casas A, Cervera-Mérida JF. Dificultades en lasdimensiones de forma y contenido de llenguaje en los niños con trastornopor déficit de atención con hiperacti-vidad. Rev Neurologia Clinica.2000; (1):193-202.
Mulas F, Etchepareborda MC, Abad-Mas L, Díaz-Lucero A. Transtornos neuropsicológicos de los adolescentes afectos de trastorno por déficit de atención con hiperactividad. Rev Neurologia. 2006; 43(1):71-81.
Asberg J, Dahlgren S, Sandberg AD. Basic reading skills in high-functio-ning Swedish children with autisms pectrum disorders or attention disorder. Research in Autism Spectrum Disorders. 2008; (2):95-109.
DSM-IVTM. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.
Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE). Fundação de Economia e Estatística [homepage na internet]. Porto Alegre: 2003. [acesso em ago 2010]. Disponível: hhp://www.fee.tche.br/sitefee/PT/content/estatísticas/pgidese.php.
Cunha VLO, Capellini SA. PROHMELE– Protocolo de habilidades meta lingüísticas e de leitura. Rio de Janeiro: Revinter; 2009.
Scliar-Cabral L. Princípios do sistema alfabético do português do Brasil. São Paulo: Contexto; 2003.
Abdo AGR, Murphy CFB, Schochat E. Habilidades auditivas em crianças com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Pró-Fono Revista de Atualização Científica. 2010; 22(1): 25-30.
Schochat E, Scheuer CI, Andrade ER. Attention deficit hyperactivity disorder. In: Larimer, M. Attention deficit hyperactivity disorder-Research Developments. Nova Iorque: Nova Science Publishers, Inc.; 2005.p.31-54.
Silva C, Capellini SA. Eficácia do programa de remediação fonológica e leitura no distúrbio de aprendizagem. Pró-Fono Rev Atualização Científica. 2010; 22(2): 131-138.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CODE OF CONDUCT FOR JOURNAL PUBLISHERS
Publishers who are Committee on Publication Ethics members and who support COPE membership for journal editors should:
- Follow this code, and encourage the editors they work with to follow the COPE Code of Conduct for Journal Edi- tors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf)
- Ensure the editors and journals they work with are aware of what their membership of COPE provides and en- tails
- Provide reasonable practical support to editors so that they can follow the COPE Code of Conduct for Journal Editors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf_)
Publishers should:
- Define the relationship between publisher, editor and other parties in a contract
- Respect privacy (for example, for research participants, for authors, for peer reviewers)
- Protect intellectual property and copyright
- Foster editorial independence
Publishers should work with journal editors to:
- Set journal policies appropriately and aim to meet those policies, particularly with respect to:
– Editorial independence
– Research ethics, including confidentiality, consent, and the special requirements for human and animal research
– Authorship
– Transparency and integrity (for example, conflicts of interest, research funding, reporting standards
– Peer review and the role of the editorial team beyond that of the journal editor
– Appeals and complaints
- Communicate journal policies (for example, to authors, readers, peer reviewers)
- Review journal policies periodically, particularly with respect to new recommendations from the COPE
- Code of Conduct for Editors and the COPE Best Practice Guidelines
- Maintain the integrity of the academic record
- Assist the parties (for example, institutions, grant funders, governing bodies) responsible for the investigation of suspected research and publication misconduct and, where possible, facilitate in the resolution of these cases
- Publish corrections, clarifications, and retractions
- Publish content on a timely basis