Programas de atenção às crianças e aos adolescentes em situação de rua: percepções de seus coordenadores
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.38151Palavras-chave:
criança, adolescente, abandonoResumo
O propósito deste estudo é conhecer e compreender as percepções dos atares sociais que planejarn e/ou coordenam programas assistenciais para crianças e adolescentes que vivem em situação de rua em uma cidade do interior paulista. Como objetivo buscamos: identificar os programas desenvolvidos na cidade com crianças e adolescentes em situação de rua; conhecer a compreensão dos coordenadores/ atares sociais sobre estas crianças e adolescentes, identificar o significado que estes atares sociais atribuíam aos programas desenvolvidos. Orientamos o desenvolvimento do estudo através de um referencial teórico-metodológico qualitativo, que pretendeu compreender o tema de modo particular, sem generalizá-lo. O material para análise foi coletado através da observação livre, entrevista semi-estruturada e documentos oficiais. Os dados oriundos deste processo foram analisados à luz da proposta da hermenêutica-dialética elaborada por MINAYO (1993). A análise realizada permitiu-nos conhecer alguns aspectos sobre a compreensão dos atares sociais a respeito das crianças e adolescentes em situação de rua bem como o que significavam para eles os programas assistenciais desenvolvidos para este grupo em Ribeirão Preto (SP).Downloads
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