Educação em prevenção, o ‘X’ da questão: reflexões sobre a cartilha “Xis-Casinho”
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.38368Palavras-chave:
criança, educação em prevenção, AIDS, saúde coletiva.Resumo
A cartilha apresentada pelo Ministério da Saúde para educação em prevenção das Doenças Sexualmente Transmissiveis e AIDS tem o mérito de ser um instrumento pedagógico de valor, uma vez que coloca a criança em contato com uma série de informações sobre a vida no planeta Terra de uma maneira geral e com os outros homens de forma mais especifica. Porém as considerações que tecemos neste artigo apontam para alguns aspectos da temática desenvolvida na cartilha, que podem acabar traindo o objetivo original do processo ensino-aprendizagem: a educação para a prevenção. Partimos do pressuposto de que a educação é um processo complexo e dinâmico, capaz de incorporar uma reflexão sobre o devir humano: não é exclusivamente informação e acúmulo de conhecimento,-mas implica numa reflexão sobre a forma como se dá a produção de sentido das coisas e os significados a elas atribuidos. Assim, discutimos os principais eixos da cartilha, observando a necessidade de que esta se desfaça das armadilhas da moral judaico-cristã que a permeio, dos dogmas sobre a relação de amor e sobre a sexualidade humana. Para educar é preciso se desencobrir da condição de mestre que tudo sabe e fazer um esforço no sentido de que aquilo que é apresentado como novo, seja desencoberto, numa relação dialógica pelos sujeitos envolvidos.Downloads
Referências
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