Ações educativas em saúde da criança: o brincar enquanto recurso para participação da família
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.38374Palavras-chave:
promoção da saúde, saúde da criança, educação em saúde, fonoaudiologia, família, brinquedo.Resumo
Brincar é uma ação aprendida na relação interpessoal, sendo a principal maneira da criança agir sobre o mundo. Exerce função significativa no processo dinamico de seu desenvolvimento, nos aspectos social, cultural, afetivo, motor, cognitivo, emocional, lingüistico, comunicativo, dentre outros. Neste processo, a familia é o principal interlocutor da criança, servindo de mediador nas relações desta com o mundo.A atividade de brincar tem diferentes sentidos em cada cultura, hábitos e rotina de vida em sociedade. Os profissionais da saúde devem buscar compreender como ocorre o brincar na sociedade atual, os papéis e valores criados a partir do consumo, dos brinquedos industrializamos e das novas formas de interação criança/familia. Cabe ao profissional da saúde auxiliar a familia em seu compromisso educativo com a criança, através de ações educativas em saúde.O brincar é um recurso educativo para a saúde, que pode ser utilizado no envolvimento e ação participativa da familia em práticas de proteção especifica e promoção da saúde da criança.Downloads
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