Adaptação Transcultural do instrumento de vigilância do desenvolvimento infantil “Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC)” no contexto brasileiro

Autores/as

  • Rafaela Silva Moreira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Araranguá (SC), Brasil
  • Livia de Castro Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil
  • Cláudia Machado Siqueira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil
  • Cláudia Regina Lindgren Alves Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.145001

Palabras clave:

Psicometria, tradução, desenvolvimento infantil

Resumen

Introdução: Diante da escassez de instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil adaptados culturalmente, validados e viáveis para uso na prática clínica no Brasil, é necessário maior investimento para disponibilização de recursos com boas propriedades psicométricas para uso clínico e cientifico.

Objetivo: Analisar o processo de adaptação transcultural do instrumento de vigilância do desenvolvimento infantil “Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC)” no contexto brasileiro.

Método: O SWYC é um instrumento de vigilância do desenvolvimento infantil, comportamento e fatores de risco para crianças menores de 65 meses, constituído pelos questionários - Developmental Milestones, Parent’s Observations of Social Interactions (POSI), Baby Pediatric Symptom Checklist (BPSC), Preschool Pediatric Symptom Checklist (PPSC) e Family Questions. A adaptação transcultural seguiu as etapas recomendadas pela literatura e participaram 45 pais do primeiro pré-teste e 27 do segundo pré-teste. Para análise das propriedades de medida foi utilizada análise fatorial (Kaiser-Meyer-Olkin–KMO), cálculo da validade convergente (Average Variance Extracted - AVE) e confiabilidade (consistência interna - Cronbach’s Alpha - CA).

Resultados: No primeiro pré-teste, os pais compreenderam apenas 31% dos itens. O comitê de especialistas reanalisou e modificou os questionários. No segundo pré-teste, o índice de compreensão foi 77%, dando origem a versão final. Os questionários Developmental Milestones, BPSC e PPSC foram considerados unidimensionais (KMO = 0,62 a 0,95) e apresentaram AVE = 0,52 a 0,73 e CA = 0,55 a 0,97.

Conclusão: Análise da qualidade dos itens, da validade convergente e da consistência interna da versão brasileira do SWYC revelou propriedades de medida satisfatórias, mostrando-se um instrumento promissor para uso clinico e em pesquisas com crianças no Brasil.

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Biografía del autor/a

  • Rafaela Silva Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Araranguá (SC), Brasil

    Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2008) e especialização em Fisioterapia em Neurologia (adulto e infantil) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Mestrado (2013) e Doutorado (2016) em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG, sub-área: saúde da criança e do adolescente (2013). Professora efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Araranguá). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde e Reabilitação Neurofuncional (SARE) da UFSC-Araranguá. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Pediátrica e Neurológica.

  • Livia de Castro Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil

    Terapeuta Ocupacional, Pós doutorado em Terapia Ocupacional. P

    Professora do Departamento de Terapia Ocupacional

  • Cláudia Machado Siqueira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil

    Neurologista Pediátrica, Mestre em Ciências da Saúde.

    Professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina

  • Cláudia Regina Lindgren Alves, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil

    Pediatra, Doutora em Ciências da Saúde.

    Professora do Departamento de Pediatria

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Publicado

2019-05-06

Número

Sección

Artigos Originais