Aspectos de saúde na rotina da creche e o papel do cuidador da criança: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.38387Palabras clave:
creche, criança, familia, saúde.Resumen
Este artigo é uma leitura sobre as ações rotineiras da creche e suas relações com o aspecto de saúde. Esta última é analisada como um substrato amplo que perrneia todo o cotidiano desta instituição. Observa-se, ainda, neste contexto as relações da creche e da família. Aborda a importância do intercâmbio entre estes dois componentes, levando-se em conta que o ator principal é a criança. Discute-se, ainda, a relevância do papel do “cuidador” e a necessidade de implementos na sua formação inicial, assim como constantes reciclagens.Descargas
Referencias
Gheler R, Rabinovich EP. Recursos humanos em creche: promoção do desenvolvimento. Ensaio - perfil do profissional nessa área. (Palestra proferida no Encontro de Creches do ABCDR – relatório MR) - São Paulo,1989.
Lefèvre F. Modelo de creche. (Palestra proferida no Encontro de Creches do ABCD –MR) - Relatório. São Paulo, 1989.
Lisboa AMJ. Formação de recursos humanos para o atendimento à saúde da criança de0 a 6 anos. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Hum. São Paulo, 3 (1): 128-133, 1993.
Martins IS. Palestra proferida no Encontro sobre Creches. (1986.
Moraes MCL, D’Antino ME. Gerenciamento. (Palestra proferida no Encontro de Creches do ABCD – MR) – Relatório. São Paulo, 1989.
Moraes MCL. Avaliação percepto motora em crianças, com cerca de três anos de idade, nascidas de mães portadoras de hipertensão arterial. São Paulo,1997. [Dissertação de Mestrado – Faculdade de Saúde Pública da USP].
Motta MA. Mãe-creche: relações ambivalentes. Um estudo de casos sobre a representação de usuárias. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Hum.,S.Paulo, 1 (1): 113-114, 1991.
Motta M A. A creche: uma instituição em busca de identidade. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Hum., São Paulo, 6 (1): 14-18, 1996.
Oliveira DC. A promoção do crescimento da criança. (Palestra proferida no Encontro de Creches do ABCD – MR) - Relatório. São Paulo, 1989.
Penteado RZ. et al. Ações educativas em saúde da criança: o brincar enquanto recurso para participação da familia. Rev. Bras. Cres. Desenv. Hum., São Paulo, 6 (1/2): 49-56,1996.
Rosseti -Ferreira MC. et al. A creche enquanto contexto possível de desenvolvimento da criança pequena. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Hum., São Paulo, 4 (2): 35-40, 1994.
Siqueira AAF. Promoção de saúde em creche. (Palestra proferida no Encontro de Creches do ABCD – MR) - Relatório. São Paulo: 1989.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
CODE OF CONDUCT FOR JOURNAL PUBLISHERS
Publishers who are Committee on Publication Ethics members and who support COPE membership for journal editors should:
- Follow this code, and encourage the editors they work with to follow the COPE Code of Conduct for Journal Edi- tors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf)
- Ensure the editors and journals they work with are aware of what their membership of COPE provides and en- tails
- Provide reasonable practical support to editors so that they can follow the COPE Code of Conduct for Journal Editors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf_)
Publishers should:
- Define the relationship between publisher, editor and other parties in a contract
- Respect privacy (for example, for research participants, for authors, for peer reviewers)
- Protect intellectual property and copyright
- Foster editorial independence
Publishers should work with journal editors to:
- Set journal policies appropriately and aim to meet those policies, particularly with respect to:
– Editorial independence
– Research ethics, including confidentiality, consent, and the special requirements for human and animal research
– Authorship
– Transparency and integrity (for example, conflicts of interest, research funding, reporting standards
– Peer review and the role of the editorial team beyond that of the journal editor
– Appeals and complaints
- Communicate journal policies (for example, to authors, readers, peer reviewers)
- Review journal policies periodically, particularly with respect to new recommendations from the COPE
- Code of Conduct for Editors and the COPE Best Practice Guidelines
- Maintain the integrity of the academic record
- Assist the parties (for example, institutions, grant funders, governing bodies) responsible for the investigation of suspected research and publication misconduct and, where possible, facilitate in the resolution of these cases
- Publish corrections, clarifications, and retractions
- Publish content on a timely basis