Reflexões acerca do adolescer e da saúde no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.81036Palavras-chave:
adolescente, saúde escolar, promoção da saúdeResumo
A adolescência constitui importante fase do desenvolvimento humano, é marcada por características biopsicológicas peculiares relacionadas ao crescimento corporal, à maturação sexual e aos relacionamentos interpessoais, apresenta o contexto social como fator significante para a formação do adolescente/jovem como sujeito de valores e atitudes. Objetivo: identificar a abordagem dos temas saúde e adolescência junto a adolescentes de Escola Técnica Federal e discutir temáticas indicadas pelos sujeitos por meio de programa educativo, favorecendo reflexões para melhor vivenciar o adolescer. Método: o estudo teve como referencial teórico metodológico a pesquisa-ação, desenvolvida em escola federal, de Bom Jesus-PI, entre maio e junho/2010, tendo participado nove adolescentes. Resultados: os resultados evidenciaram que os estudantesapresentaram diferentes significados em relação à adolescência, ressaltando mudanças físicas e psicológicas. Demonstraram dúvidas acerca desta fase; consideraram os pares como as principais fontes de informação acerca da adolescência e saúde, embora percebessem a escola como local ideal para obtenção desses conhecimentos. Conclusão:enfatiza-se a necessidade premente de envolvimento de docentes e escola em debates sobre questões relativas ao adolescer e saúde, pois neste ambiente, adolescentes permanece a maior parte do tempo.
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