O método latino de du Marsais
críticas e apologias contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v32i1p195-217Palavras-chave:
Du Marsais, gramática iluminista, método latino iluministaResumo
César Chesneau du Marsais (1676-1756) é o gramático a quem Diderot e D’Alambert encarregaram de redigir os verbetes gramaticais da Encyclopédie. Em 1722, Du Marsais publicou a Méthode latine, no qual propôs o ensino do latim e de qualquer língua estrangeira com base em princípios a partir dos quais os iluministas explicam a geração da linguagem. Isto gerou uma controvérsia, de um lado, entre o próprio Du Marsais e seus seguidores, e, de outro, entre ele e os contrários ao novo método. Neste artigo, propomos analisar essa controvérsia por meio de relevantes documentos de que dispomos, tanto sobre as críticas que la Méthode latine provocou quanto sobre a proposta de Du Marsais feita em “une méthode raisonnée pour apprendre la langue latine”, bem como sobre as respostas apologéticas dadas na época pelo próprio Du Marsais e, depois, pelos editores da edição de sua obra completa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Linha D'Água

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.