Do teatro aos quadrinhos: uma experiência de leitura literária e escrita multimodal
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i2p69-90Palavras-chave:
Produção textual, quadrinhos, retextualização, sequência didática, multiletramentosResumo
O objetivo desse trabalho é apresentar os resultados de uma das etapas do projeto de pesquisa e ensino Mostre a Língua. Abordagem intersemiótica da literatura: da compreensão poética à escrita autoral em desenvolvimento no Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhuns desde 2019. O corpus da pesquisa foi composto pela produção de quatro (04) histórias em quadrinhos baseadas nas peças Os dous ou o inglês maquinista e O juiz da paz da roça, ambas de Martins Pena. O recorte escolhido apresenta os dados do trabalho a partir do texto O juiz da paz da roça. Os sujeitos da pesquisa foram 36 estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado em Informática do Campus Garanhuns. O procedimento metodológico baseou-se na proposta de sequência didática por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e das estratégias de retextualização de Marcuschi (2004) Os resultados demonstraram que a representação dos elementos da narrativa verbal quando transpostos para o texto multimodal adequaram-se à proposta e ao propósito do gênero produzido, apresentando falhas relativas a alguns aspectos técnicos da elaboração de quadrinhos, tais como falta de dinamismo na expressão dos personagens e ausência de foco nos cenários, sem contudo prejudicar a ação de linguagem, conforme definida por Bronckart (2003).
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