Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i1p59-80Palavras-chave:
Leitura, Ensino, Literatura, Recepção, Prática literáriaResumo
O presente artigo discute a importância da fabulação para a formação de leitores no Ensino Fundamental I, levando em consideração aspectos que norteiam a leitura literária com jovens leitores. Consideram-se elementos fundamentais de recepção e mediação como fatores imprescindíveis a uma possível reflexão prática que atenda aos anseios do processo de fabulação. Partindo da narrativa infantil de Clarice Lispector O mistério do coelho pensante, as atividades propostas dialogam com a percepção da necessidade de uma escuta prolongada da recepção estabelecida pelas crianças e entendida como uma experiência significativa. Os caminhos percorridos na proposta didática estabelecem princípios que atendem a essa escuta, bem como tornam viável um projeto de leitura que possa ressignificar o ensino e a recepção do texto literário com leitores em formação.
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