96–8–3–2: Indícios de primazia lexical em introduções de artigos acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i2p118-139Palavras-chave:
Linguística aplicada , Línguas para fins específicos , Escrita acadêmica, Teoria da primazia lexical , Análise comparativaResumo
Este artigo dirige-se à seguinte questão: expressões funcionalmente semelhantes comportam-se de maneira parecida em línguas e disciplinas acadêmicas diferentes? Com o uso de princípios da teoria da primazia lexical, foram analisadas ocorrências de expressões de transição de escopo em introduções de artigos acadêmicos em inglês, português e japonês de pediatria e administração. O corpus foi composto por 96 introduções de artigos publicados em oito periódicos acadêmicos. A análise enfocou três aspectos: posição das expressões nas introduções (coligações textuais), conteúdos subsequentes (associações de conteúdo) e funções gramaticais (coligações). Como resultado, observaram-se semelhanças e diferenças entre línguas e disciplinas. As expressões japonesas distinguem-se sobretudo por particularidades de conteúdo e gramática. As expressões de pediatria mostram-se mais fixas e acompanhadas de conteúdos menos variados; as de administração, menos fixas e acompanhadas de conteúdos mais diversificados. Os achados podem ser aplicados ao ensino de línguas para fins específicos e à tradução acadêmica.
Downloads
Referências
ANTHONY, L. Writing research article introductions in software engineering: How accurate is a standard model? IEEE Transactions on Professional Communication, [s. l.], v. 42, n. 1, p. 38-46, mar. 1999.
ANTHONY, L. AntConc. Versão 3.5.8. Tóquio, Japão: Waseda University, 2019. Disponível em: https://www.laurenceanthony.net/software. Acesso em: 21 Jul. 2021.
ARAGÃO, R.M.L. de. Modelos de estruturação do artigo científico: Retrato e discussão a partir de instruções aos autores da SciELO Brasil. Caderno de Letras da UFF, Niterói, v. 43, p. 153-163, 2011.
ARAGÃO, R.M.L. de. Modelos para a estruturação de artigos científicos: um estudo de instruções aos autores a introduções de artigos de revistas da Scientific Electronic Library Online do Brasil. 2011. 214 f. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. http://doi.org/10.11606/D.8.2012.tde-22082012-101602.
BAZERMAN, C. Shaping written knowledge: The genre and activity of the experimental article in science. Madison, US: The University of Wisconsin Press, 1988.
BERNARDINO, C.G.; COSTA, R.L.S. da. A introdução de artigos acadêmicos e as diferenças entre culturas disciplinares. Intersecções, [s. l.], v. 9, n. 16, p. 151-170, fev. 2016. Disponível em: https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaInterseccoes/article/view/1258. Acesso em: 21 jul. 2021.
CHAHAL, D. Research article introductions in cultural studies: A genre analysis exploration of rhetorical structure. The Journal of Teaching English for Specific and Academic Purposes, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 1-20, 2014.
CROOKES, G. Towards a validated analysis of scientific text structure. Applied Linguistics, [Oxford], v. 7, n. 1, p. 57-70, Spring 1986.
CUNHA, A.L. da. Análise do priming lexical das composições sintagmáticas em textos publicitários: Por uma metodologia em que o léxico seja o ponto central do ensino de língua portuguesa. 2017. f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AN6KNY. Acesso em: 24 jul. 2021.
FERREIRA, M.M. O letramento acadêmico em inglês: Dificuldades na confecção da seção introdução de artigos acadêmicos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 4, p. 1025-1048, 2012. https://doi.org/10.1590/S1984-63982012000400017.
FERREIRA, M.M.; LOUSADA, E.G. Ações do Laboratório de Letramento Acadêmico da Universidade de São Paulo: Promovendo a escrita acadêmica na graduação e na pós-graduação. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 69, n. 3, p. 125-140, set./dez. 2016. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p125.
FINATO, M.J.B.; ZILIO, L.; MIGOTTO, E.J. Artigos de cardiologia em português e alemão: Contribuições da pesquisa em corpus para o ensino de leitura instrumental. In: VIANA, V.; TAGNIN, S.E.O. (Orgs.). Corpora no ensino de línguas estrangeiras. São Paulo, SP: Hub Editorial, 2011. p. 205-234.
GOATLY, A. Lexical priming in humorous discourse. European Journal of Humour Research, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 52-68, 2017. http://dx.doi.org/10.7592/EJHR2017.5.1.goatly
HADIKIN, G.S. You know Korean English? Lexical priming in short strings of Korean Spoken English. International Journal of Language Studies, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 59-78, 2013. Disponível em: http://www.ijls.net/sample/71-3.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021.
HILL, S.S.; SOPPELSA, B.F.; WEST, G.K. Teaching ESL students to read and write experimental-research papers. TESOL Quarterly, [s. l.], v. 16, n. 3, p. 333-347, 1982.
HIRANO, E. Research article introductions in English for Specific Purposes: A comparison between Brazilian Portuguese and English. English for Specific Purposes, [s. l.], v. 28, 240-250, 2009.
HOEY, M. On the surface of discourse. London, UK: George Allen & Unwin, 1983.
HOEY, M. Lexical priming: A new theory of words and language. Abingdon, UK: Routledge, 2005.
HOEY, M. Grammatical creativity: a corpus perspective. In: HOEY, M.; MAHLBERG, M.; STUBBS, M.; TEUBERT, W. Text, Discourse, and Corpora: Theory and Analysis. London, UK: Continuum, 2007a. p. 31-56.
HOEY, M. Lexical priming and literary creativity. In: HOEY, M.; MAHLBERG, M.; STUBBS, M.; TEUBERT, W. Text, Discourse, and Corpora: Theory and Analysis. London, UK: Continuum, 2007b. p. 7-30.
HYLAND, K. Writing without conviction? Hedging in science research articles. Applied Linguistics, [Oxford], v. 17, n. 4, p. 433-454, 1996.
KAPLAN, R.B. Cultural thought patterns in inter-cultural education. Language Learning, [s. l.], v. 16, p. 1-20, 1966.
LILLIS, T.; CURRY, M.J. Academic writing in a global context: The politics and practices of publishing in English. Abingdon, UK: Routledge, 2010.
MAURANEN, A. Contrastive ESP rhetoric: Metatext in Finnish–English economics texts. English for Specific Purposes, [s. l.], v. 12, p. 3-22, 1993.
MORENO, A.I. Retrospective labelling in premise–conclusion metatext: An English–Spanish contrastive study of research articles on business and economics. Journal of English for Academic Purposes, [s. l.], v. 3, n. 4, p. 321-339, October 2004.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G.R. Produção textual na universidade. São Paulo, SP: Parábola, 2010.
MURAOKA, T. Nōgakukei nihongo ronbun no “Zairyō oyobi Hōhō” de mochiirareru bunmatsu hyōgen to bunkei. Senmon Nihongo Kyōiku Kenkyū, [Kita Kyushu], v. 1, p. 16-23, 1999. Disponível em: http://stje.kir.jp/download/01_16.pdf. Acesso em: 21 jul. 2021.
MUR-DUEÑAS, P. An intercultural analysis of metadiscourse features in research articles written in English and in Spanish. Journal of Pragmatics, [s. l.], v. 43, p. 3068-3079, 2011.
PACE-SIGGE, M. Traces of lexical priming in English and German uses of BE and HAVE forms in biographies. In: CORPUS LINGUISTICS CONFERENCE, 2007, Birmingham. Proceedings […]. Lancaster: Lancaster University/University Centre for Computer Corpus Research on Language, 2007. Article #52. Disponível em: http://ucrel.lancs.ac.uk/publications/CL2007/. Acesso em: 17 jun. 2021.
PACE-SIGGE, M.T.L. Evidence of lexical priming in spoken Liverpool English. 2010. 430 f. Thesis (Doctor of Philosophy Program) - University of Liverpool, Liverpool, UK, 2010. Disponível em: https://livrepository.liverpool.ac.uk/7873/. Acesso em: 24 jul. 2021.
POSSAMAI, V. Marcadores textuais do artigo científico em comparação português e inglês: Um estudo sob a perspectiva da tradução. 2004. 165 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/4512. Acesso em: 13 Abr. 2021.
POSTEGUILLO, S. The schematic structure of computer science research articles. English for Specific Purposes, [s. l.], v. 18, n. 2, p. 139-160, 1999.
REZENDE, P.A. de; HEMAIS, B. Análise comparativa de artigos científicos da área de saúde. The ESPecialist, [São Paulo], v. 25, n. 2, p. 131-152, 2004. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9372. Acesso em: 27 jul. 2021.
ROMERO, T.R. de S.; JOSEPH, N.L. de L. Padrões tipológicos da função interpessoal modalidade em artigos científicos de ciências agrárias: Diferenças e similitudes entre português e inglês. D.E.L.T.A., [São Paulo], v. 30, n. 1, p. 115-136, 2014. https://doi.org/10.1590/S0102-44502014000100007.
SHIBATA, M. A contrastive systemic functional analysis of causality in Japanese and English academic articles. 2013. 55 f. Thesis (Master of Arts in English) – Marshall University, [Huntington, WV, US], 2013. Disponível em: https://mds.marshall.edu/etd/473. Acesso em 21 jul. 2021.
SWALES, J. Aspects of article introductions. Birmingham, UK: The University of Aston, 1981.
SWALES, J.M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge, US: Cambridge University Press, 1990.
SWALES, J.M. Research genres: Explorations and applications. New York, US: Cambridge University Press, 2004.
SWALES, J.M.; FEAK, C.B. Academic writing for graduate students. 2nd Ed. Ann Arbor, US: The University of Michigan Press, 2004.
TADROS, A.A. Predictive categories in university textbooks. English for Specific Purposes, [s. l.], v. 8, p. 17-31, 1989.
VIANA, V. Linguística de corpus: Conceitos, técnicas e análises. In: VIANA, V.; TAGNIN, S.E.O. (org.). Corpora no ensino de línguas estrangeiras. São Paulo, SP: Hub Editorial, 2011. p. 25-95.
WINTER, E.O. A clause-relational approach to English texts: A study of some predictive lexical items in written discourse. Instructional Science, [s. l.] v. 6, p. 1-92, 1977.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rodrigo Moura Lima de Aragão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.