Produção textual e argumentação: desafios e perspectivas para a formação docente na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p257-275Palavras-chave:
Ensino da argumentação, Meme, Multissemioses, Produção textual, Geração ZResumo
Este artigo reflete sobre desafios e perspectivas concernentes à formação docente em Língua Portuguesa, no contexto da contemporaneidade. Discute, especificamente, sobre a importância do ensino e aprendizagem da produção textual, com foco na argumentação. Para tanto, analisa dois memes digitais sobre a temática ‘escola’, tendo em vista a força argumentativa e semioses que os envolvem. Os preceitos teóricos encontram-se em Danblon (2005), Angenot (2008) e Toulmin ([1958] 2001). Apoiam também as análises as perspectivas da BNCC (2018) acerca da produção textual, das TDIC e da argumentação; e para tratar das multissemioses toma-se Rojo (2016). Conclui-se que embora as novas gerações, tanto de estudantes, quanto de professores, nascidos no contexto tecnológico, já dominem ferramentas tecnológicas e, consequentemente, práticas de linguagem multissemióticas, urge proporcionar-lhes uma formação crítica e reflexiva, que permita-lhes tomar posicionamentos e defender pontos de vista que visem ao bem comum de toda a sociedade, local e global.
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