Transitividade e nominalização: um estudo sistêmico-funcional em redação do Enem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p329-351Palavras-chave:
Metáfora Gramatical, Metafunção ideacional, Texto dissertativo-argumentativoResumo
Estudar um texto à luz da Linguística Sistêmico-Funcional é analisá-lo juntamente com seu aspecto contextual/pragmático, levando em consideração as funções da linguagem e suas respectivas intenções comunicativas. Sendo assim, a Metáfora Gramatical e, especificamente, a metafunção ideacional, corrobora a defesa do posicionamento crítico em meio à sociedade. Tendo em vista que a produção escrita é uma forma de participação social, o objetivo deste artigo foi verificar os diálogos existentes entre o sistema de transitividade e a nominalização em textos dissertativo-argumentativos, como uma estratégia de persuasão e de impessoalidade do dizer. A pesquisa fundamentou-se em autores como Halliday e Matthiessen (2014), Sardinha (2007), Gouveia (2009) e Valério (2012). Foi examinado um corpus de quatro redações nota mil no formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados esperados são os de que a Metáfora Gramatical se mostra como um excelente artifício para produções argumentativas.
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