Gêneros textuais mobilizados para o repertório sociocultural produtivo em redações do Enem 2022
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p313-328Palavras-chave:
Interacionismo sociodiscursivo, Práticas de interação social, Texto dissertativo-argumentativoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar redações nota mil do Enem, edição de 2022, cujos repertórios socioculturais produtivos se baseiam em gêneros textuais. A fundamentação teórico-metodológica está inserida na teoria dos gêneros textuais desenvolvida pela Escola de Genebra, com o apoio de Bronckart (1999, 2000, 2003, 2006), além de Baltar (2007), Bertucci (2021), Bunzen (2004), Rojo (2008), entre outros autores. O corpus da pesquisa é composto por vinte e sete redações nota mil da edição de 2022 do Enem, publicadas pela revista Cartilha Redação a Mil 5.0. Como resultado, observou-se a recorrência do gênero textual normativo (Constituição Federal de 1988) em nove redações, além de outros quatorze gêneros utilizados pelos participantes para compor o repertório sociocultural produtivo. Isso possibilita o entendimento de que deve haver um esforço na formação acadêmica dos alunos voltado para o ensino e a aprendizagem da diversidade de gêneros textuais que possam auxiliá-los não apenas a desenvolver uma escrita autônoma, mas também a participar de práticas de interação social mais significativas.
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