Ensino de gramática: reflexões sobre diretrizes oficiais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v27i1p9-30Palavras-chave:
Ensino de Língua Materna, Ensino de Gramática, PCN, Propostas Curriculares do Estado de São Paulo.Resumo
No processo de aquisição da linguagem, junto com a língua, aprendemos a (con)viver. A concepção de linguagem como forma de interação humana também deveria fundamentar o ensino de língua na escola. Este trabalho parte da concepção sócio-histórica da linguagem para apresentar uma discussão teórica sobre o ensino de língua portuguesa como língua materna, centrando-se no ensino de gramática, com o objetivo de estabelecer paralelos entre documentos oficiais que vêm abordando esse tema nas últimas décadas. Além de refletir sobre a língua portuguesa e seu ensino, este trabalho objetiva verificar as diretrizes de três documentos oficiais – tanto do Estado de São Paulo quanto do Governo Federal –, desde 1986 até o presente momento, e estabelecer paralelos entre eles, considerando os princípios que compõem a base teórica subjacente a cada um. Foram feitas pesquisas bibliográficas e análises qualitativas. Como resultado, destaca-se a falta de continuidade entre as propostas voltadas à educação, como é o caso da nova Proposta curricular do Estado de São Paulo (2008), que contradiz os PCN (1998). Conclui-se que há a necessidade do estabelecimento de uma política pública de longo prazo que assegure a continuidade de diretrizes para o ensino de língua portuguesa.Downloads
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