O conhecimento de mundo partilhado na produção dos sentidos

Auteurs

  • Hilda Cristina Restaino

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i17p105-112

Résumé

O presente artigo aborda o conhecimento de mundo partilhado, procurando mostrar que, muitas vezes, o aluno não constrói o sentido adequado de um texto, porque os referentes apresentados não são, na verdade, partilhados. Está sustentado na concepção sociocognitivista interacional e em análise de atividade de leitura, feita com alunos do 6o ano do Ensino Fundamental, que apresentam problemas associados ao desconhecimento de saberes que se supõem partilhados. Propõe o uso de estratégias antecedentes à leitura para amenizar o problema.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2005-04-04

Numéro

Rubrique

Artigos originais

Comment citer

RESTAINO, Hilda Cristina. O conhecimento de mundo partilhado na produção dos sentidos. Linha D’Água, São Paulo, n. 17, p. 105–112, 2005. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v0i17p105-112. Disponível em: https://periodicos.usp.br/linhadagua/article/view/37266.. Acesso em: 20 mai. 2024.