Reverberações de Hiroshima em Marguerite Duras: a (geo)política a partir do corpo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i31p67-85Palavras-chave:
Hiroshima mon amour, Corpo e lugar, Corpo e política, O nome próprioResumo
Alain Resnais e Marguerite Duras situam as narrativas de Hiroshima mon amour no exato ponto em que corpo e (geo)política se chocam. Ao fazê-lo, reúnem um conjunto de elementos que reaparecerá, total ou parcialmente, em obras de Duras: o amor fulminante; sua interrupção violenta, a provocar a dor e a loucura; neste arrebatamento lírico, a personagem e o lugar misturam-se a ponto de intercambiar um mesmo nome próprio; finalmente, o reencontro com a dor e o amor torna-se possível a partir do contato com os rastros deixadas no lugar e /ou no corpo. Neste artigo, procura-se mostrar como estes elementos reaparecem em obras como India Song (1973/1975) e Césarée (1979).
Downloads
Referências
AYER, Maurício. A música do fim do mundo: orquestrações de literatura, teatro e cinema em Marguerite Duras. São Paulo: Elefante, 2020.
AYER, Maurício. “O cinema como ato político”. In: KUNTZ, Cristina; AYER, Maurício. Olhares sobre Marguerite Duras. São Paulo: Publisher Brasil, 2014.
BORGES, Jorge Luis. Obras Completas I. Trad. de Carlos Nejar; rev. de trad. de Maria Carolina de Araujo. São Paulo: Globo, 1998.
BORGES, Jorge Luis. Obras Completas II. Trad. de Josely Vianna Baptista. São Paulo: Globo, 1999.
DENES, Dominique. Marguerite Duras: Écriture et politique. Paris: L’Harmatan, 2005.
DERRIDA, Jacques. « Des tours de Babel ». In: GRAHAM, Joseph (ed.). Difference in translation. Ithaca; Londres: Cornell University Press, 1985, p. 209-48.
DURAS, Marguerite. « Roma ». Écrire. Paris: Gallimard, 1993 (impr. 2003), p. 85-106.
DURAS, Marguerite. La couleur des mots. Entretiens avec Dominique Noguez. Paris: Benoît Jacob, 2001 (1984).
DURAS, Marguerite. Les yeux verts. Paris: Cahiers du Cinéma, n. 312-313, (jun. 1980) 1996 (Petite bibliothèque des Cahiers du cinema).
DURAS, Marguerite. Césarée, Les mains négatives, Aurélia Steiner (Melbourne), Aurélia Steiner (Vancouver). Quatre films écrits et réalisés par Marguerite Duras. Suivis de « La caverne noire », entretiens avec Dominique Noguez DVD. Paris: Benoît Jacob Vidéo, 1979. Filme Césarée. Disponível em: https://youtu.be/IxvjJCOfxHA, acesso em: 10/3/2020.
DURAS, Marguerite. Le camion suivi d’un entretien avec Michelle Porte. Paris: Minuit, 1977.
DURAS, Marguerite. Hiroshima mon amour. Paris: Gallimard, 1960 (impr. 2001).
DURAS, Marguerite; PORTE, Michelle. Les lieux de Marguerite Duras. Paris: Minuit, 1977.
FOUCAULT, Michel. Histoire de la sexualité I: la volonté de savoir. Paris: Gallimard, 1976.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Org. e trad. de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
METZ, Christian. A significação no cinema. Trad. de Jean-Claude Bernardet. São Paulo: Perspectiva, 2004.
STUART MILL, John. A system of logic, ratiocinative and inductive. E-Book 27942, Project Gutenberg, 31 January 2009 [1843]. Disponível em: https://www.gutenberg.org/files/27942/27942-pdf.pdf, acesso em: 15/3/2020.
VIRCONDELET, Alain (org.). Marguerite Duras ou le temps de détruire. Paris: Seghers, 1972 (Écrivains d’hier et d’aujourd’hui).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Literatura e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.