O ensaio irrompe no romance – uma leitura dos fêneros em Lima Barreto e o espaço romanesco

Autores/as

  • Graciela Cariello Universidad Nacional de Rosario

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i37p45-55

Palabras clave:

Gênero, tese, ensaio, romance

Resumen

Esta comunicação é o aprofundamento da análise de Lima Barreto e o espaço romanesco, que incluí no meu livro Jorge Luis Borges y Osman Lins. Poética de la lectura (Rosario: Laborde Editor, 2007). No capítulo a ele dedicado, estudava a hibridação genérica e o traço ficcional nesse ensaio osmaniano, que designei na ocasião como “el ensayo de um novelista” (o ensaio de um romancista). Nesta nova proposta, me foco no Capítulo I “Lima Barreto: o escritor”, do livro de Osman Lins, realizando uma leitura pormenorizada dos recursos literários dos gêneros que nele se atualizam, na trilha do que o próprio autor indicava no prólogo: “essa pequena intromissão do romance no âmbito do ensaio”. Só que, na minha presente argumentação, leio a fórmula ao contrário: o ensaio é que irrompe, nesse capítulo, na escrita romanesca. O livro, designado pelo autor como ensaio múltiplas vezes no texto, sabemos, foi na origem uma tese acadêmica. Como ele respondeu a essa exigência, com qual criatividade romanesca (e ensaística), é o que tento apresentar. Nesse caminho, aliás, desvenda-se o jogo com o leitor, que devém assim um pesquisador que acompanha a descoberta do escritor por trás (ou dentro) da obra.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Graciela Cariello, Universidad Nacional de Rosario

    Graciela Cariello possui doutorado em Humanidades e Artes-Literatura Universidad Nacional de Rosario (2004), Argentina. É diretora do Centro de Estudos Comparativos da Universidad Nacional de Rosario. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada e Línguas.

Referencias

BARRETO, A. H. de L. Recordações do escrivão Isaías Caminha. 10. ed. São Paulo: Ática, 1998.

BRONCKART, J.-P. Activité langagière, textes et discours. Pour um interactionisme socio-discoursif. Lausanne: Delacheaux et Niestlé, 1997.

GRÜNER, E. El fin de las pequeñas historias. De los estudios culturales al retorno (imposible) de lo trágico. Buenos Aires: Paidós, 2002.

LINS, O. Avalovara. 2.ed. São Paulo: Melhoramentos, 1974a.

LINS, O. Guerra sem testemunhas: o escritor, sua condição e a realidade social. São Paulo: Ática, 1974b.

LINS, O. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976a.

LINS, O. A rainha dos cárceres da Grécia. São Paulo: Melhoramentos, 1976b.

LINS, O. Evangelho na taba. Outros problemas inculturais brasileiros. São Paulo: Summus, 1979.

Publicado

2023-11-20

Cómo citar

Cariello, G. . (2023). O ensaio irrompe no romance – uma leitura dos fêneros em Lima Barreto e o espaço romanesco. Literatura E Sociedade, 28(37), 45-55. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i37p45-55