Podem as coisas falar? De uma tela de Rembrandt a um poema de Montale
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.213432Palabras clave:
Natureza-morta, Descrição, Rembrandt, Eugenio MontaleResumen
Este ensaio busca aproximar duas obras marcadamente diferentes em gênero e contexto: uma natureza-morta do século XVII e um poema do segundo decênio do século XX. A comparação busca iluminar, a partir da afinidade estrutural percebida entre as obras, uma forma de configuração centrada na representação de objetos afastados da ação e da interação humanas. A análise procura salientar algumas tensões ligadas a essa estrutura (mergulho na objetividade ou liquidação do sujeito, descoberta do significado material e cultural dos objetos ou tendência à abstração?), indicando alguns dos valores contraditórios que a técnica da descrição pode conter.
Descargas
Referencias
ADORNO, Theodor W. “Sobre a ingenuidade épica”. In: ADORNO, Theodor W. Notas de Literatura I. Trad. de Jorge de Almeida. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012, pp. 47-54.
BRUYN, Josua et al. A Corpus of Rembrandt Paintings, vol. III, 1635-1642. Trad. de D. Cook-Radmore. Dordbrecht, Boston e Londres: Martinus Nijhoff, 1989.
BRYSON, Norman. Looking at the Overlooked: four essays on still-life painting. Londres: Reaktion Books, 1990.
BENJAMIN, Walter. “Sobre alguns temas em Baudelaire”. In: BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas, v. III: Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. Trad. de José Carlos Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2018, pp. 93-134.
CONTINI, Gianfranco. Una Lunga Fedeltà: scritti su Eugenio Montale. Torino: Einaudi, 1974.
LUKÁCS, Georg. Introdução a uma Estética Marxista: a categoria da particularidade. Trad. de Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
LUKÁCS, Georg. “Narrar ou Descrever?”. Trad. de Giseh Vianna Konder. In: LUKÁCS, Georg. Ensaios sobre Literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965, pp. 43-94.
LUKÁCS, Georg. A Teoria do Romance. Trad. de José Marcos M. de Macedo. 2. ed. São Paulo: Editora 34; Duas Cidades, 2015.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Trad. de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2010.
MONTALE, Eugenio. Ossos de Sépia (edição bilíngue). Trad. de Renato Xavier. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
MORETTI, Franco. O Burguês: entre a história e a literatura. Trad. de Alexandre Morales. São Paulo: Três Estrelas, 2014.
LUPERINI, Romano. Storia di Montale. 3. ed. Roma: Editori Laterza, 2001.
SANGUINETI, Edoardo. “Documentos para Montale”. In: Ideologia e Linguagem. Trad. de Antonio Ramos Rosa e Carmen Gonzalez. Porto: Portucalense Editora, 1972.
SULLIVAN, Scott A. “Rembrandt’s Self-Portrait with a Dead Bittern”. The Art Bulletin, v. 62, n. 2, 1980.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Luís Felipe Ferrari
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos autorales y conceden a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite la divulgación de este trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (p.e. publicar en archivos institucionales o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online (p.e. en archivos institucionales o en su página personal) en cualquier momento, sea antes o durante el proceso editorial, ya que puede provocar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver O Efeito do Acesso Livre).