Escavar entre espólios e ruínas: cinema no exílio e a busca pelos arquivos audiovisuais palestinos contra o memoricídio
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2446-5240.malala.2024.224575Palavras-chave:
Memória, Cinema palestino, arquivos, Guerra do LíbanoResumo
Este artigo reflete sobre as tentativas de expropriação, espólio e apagamento de signos da memória e arquivos audiovisuais da população autóctone árabe-palestina. Entre as décadas de 1960 e 1980, artistas e cineastas palestinos exilados na Jordânia e, posteriormente, no Líbano, engajaram-se na produção de um cinema revolucionário e reuniram esforços para que a memória palestina não fosse perdida; vastos arquivos audiovisuais de valor imensurável se constituíram no período. Após a invasão israelense em Beirute em 1982, estes filmes permaneceram perdidos por mais de três décadas. Busco mapear as tentativas de recuperação dos vestígios e fragmentos deste enorme arquivo pelas novas gerações de cineastas palestinos, até a descoberta final de que estes e outros artefatos e bens culturais foram pilhados e permanecem até hoje sob administração colonial de Israel.
Downloads
Referências
AL SHAMI, Hala. “The Search for Stolen Palestinian Films [online], Institute for Palestine Studies”, Aug. 2022. Disponível em: palestine-studies.org/en/node/1653031. Acesso em 18 de abril de 2024.
BOULLATA, Kamal. Palestinian Art: from 1850 to the Present. London: Saqi Books, 2009.
BUALI, Sheyma & YAQUBI, Mohanad. A Militant Cinema: a Conversation Between Mohanad Yaqubi and Sheyma Buali. [online], Ibraaz, 2012. Disponível em: https://www.ibraaz.org/interviews/16
CAMPOS, Geraldo Adriano Godoy de. Por uma filosofia da espera e da permanência: o tempo no cinema de Elia Suleiman e Kamal Aljafari. 2019. Tese (Doutorado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
DABBAGH, Selma. Mending the holes in collective memory. Electronic Intifada, 2020. Disponível: electronicintifada.net/content/mending-holes-collective-memory/29361
DAS, Veena. Vida e palavras: A Violência e sua Descida ao Ordinário. São Paulo: Editora Unifesp, 2020.
EL FOUL, Luqman Abu. The Evolution of Palestinian Cinema in Five Decades [online]. Institute for Palestine Studies, 2022. palestine-studies.org/en/node/1653025.
EL HASSAN, Azza. Working with Visual Remains. World Records Journal, vol. 8, n. 13, 2023, pp. 145-153
ESTEFAN, Kareem. “Narrating Looted and Living Palestinian Archives Reparative Fabulation in Azza El-Hassan’s Kings and Extras”. Feminist Media Histories, vol. 8, n. 2, pp. 43–69, 2022.
FELDINGER, Lauren Gelfond. Palestinian stories are reconstructed through films, photographs and artefacts confiscated by Israel. [online], The Art Newspaper, 2018. Disponível em: theartnewspaper.com/2018/06/07/palestinian-stories-are-reconstructed-through-films-photographs-and-artefacts-confiscated-by-israel. Acesso em 20 de abril de 2024.
GERTZ, Nurith & KHLEIFI, George. Palestinian cinema: Landscape, Trauma and Memory. Bloomington: University of Indiana Press, 2008.
GRIBETZ, Jonathan Marc. “The PLO’s Rabbi: Palestinian Nationalism and Reform Judaism.” The Jewish Quarterly Review, vol. 107, no. 1, 2017, p. 90–112. JSTOR, https://www.jstor.org/stable/90000706.
HILLAUER, Rebecca. Encyclopedia of Arab Women Filmmakers. Cairo: The American University in Cairo Press, 2005.
KAWAR, Widad Kamel & NASIR, Tania Tamari. “Palestinian Embroidery: Traditional Fallahi cross-stitch”, Palestine: Palestinian Ministry of Culture, 2019.
MARKS, Laura. “Communism, Dream Deferred”. In: MARKS, L. Hanan al-Cinema. Affections for the moving image. Massachusetts: MIT Press, 2015, p. 97-135.
MASALHA, Nur. The Palestine Nakba: decolonizing history, narrating the subaltern, reclaiming memory. London: Zed Books, 2012.
MASALHA, Nur. “Settler-Colonialism, Memoricide and Indigenous Toponymic Memory: The Appropriation of Palestinian Place Names by the Israeli State”. Journal of Holy Land and Palestine Studies, v. 14, n. 1, pp. 3-57, 2015.
MATOS, Soraya Misleh de. “Contra a limpeza étnica do povo palestino, memória e história”. Malala, Revista Internacional de Estudos sobre o Oriente Médio e Mundo Muçulmano, [S. l.], n. 3, p. 60–67, 2014.
PAPPÉ, Ilan. The Ethnic Cleansing of Palestine. Oxford: OneWorld Publications, 2006.
RABBANI, Mouin & SEIKALY, Sherene. “Archive Documents: The Kahan Commission and the 1982 Sabra-Shatila Massacre”. Israel: Jadaliyya (Arab Studies Institute), 2019. Disponível em: https://wwjadaliyya.com/Details/38277.
Rubenberg, Cheryl A. “The Civilian Infrastructure of the Palestine Liberation Organization: An Analysis of the PLO in Lebanon Until June 1982.” Journal of Palestine Studies, vol. 12, no. 3, 1983, p. 54–78.
SELA, Rona. “Seized in Beirut: The Plundered Archives of the Palestinian Cinema Institution and Cultural Arts Section”. Anthropology of the Middle East 12: 1, 2017, p. 83–114.
SELA, Rona.. “The Genealogy of Colonial Plunder and Erasure – Israel's Control over Palestinian Archives”. Social Semiotics, v. 28, n. 2, 2018a, p. 201-229.
SELA, Rona. Palestinian Materials, Images and Archives held by Israel. Swisspeace, 2018b.
SHAMMOUT, Bashar. When Art and Artists Belong: Ismail Shammout, an Ambassador of Palestinian Identity. This Week in Palestine, issue 306, 2023, p. 14-32. Disponível em: thisweekinpalestine.com/when-art-and-artists-belong/
SHILLEH, Reem & YAQUBI, Mohanad. “Reflections on Palestinian Militant Cinema”. In Scotini, Marco & Galasso, Elisabetta (Eds.). Politics of Memory: Documentary and Archive. Berlim: Archive Books, 2017, p. 93 - 105.
YAQUB, Nadia. Palestinian Cinema in the days of revolution. Austin: University of Texas Press, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Isabella Almeida de Abreu Aquino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Não será cobrado nenhum tipo de taxa ao longo do processo de submissão de trabalhos e publicação da revista, bem como para leitura, download, cópia, distribuição, impressão, pesquisa ou referência após sua publicação. Leitores e partes interessadas são livres para compartilhar (copiar ou distribuir o material em qualquer mídia e formato) e para transformar ou adaptar partes do material desde que para uso não comercial e desde que o crédito apropriado seja dado ao autor e à Revista, indicando de que forma os dados foram utilizados e/ou manipulados.