O papel do projeto gráfico na construção narrativa de livros de literatura infantil contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i37p39-53Palavras-chave:
literatura infantil contemporânea, projeto gráfico, ilustraçãoResumo
Os livros de literatura infantil contemporâneos vêm se destacando pelo forte diálogo entre texto escrito e projeto gráfico, do qual fazem parte não apenas as ilustrações, mas também os demais elementos visuais da obra, incluindo as especificações relacionadas à sua materialidade. Partindo da importância do projeto gráfico para tais livros, propomos uma investigação de seu papel na construção da narrativa das obras. Selecionamos para análise os livros Visita à baleia, com texto escrito de Paulo Venturelli e ilustrações de Nelson Cruz; e Inês, com texto escrito de Roger Mello e ilustrações de Mariana Massarani. Trata-se de obras premiadas, em 2013 e 2016, respectivamente, por duas importantes instituições: a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, com o prêmio O Melhor para Criança, e a Câmara Brasileira do Livro, com o prêmio Jabuti. Como referencial teórico, priorizamos os estudos sobre ilustração e projeto gráfico de livros infantis – Nikolajeva e Scott (2011), Moraes (2008), Linden (2011) e Ramos (2013). Pela análise realizada, acreditamos que o projeto gráfico dos livros infantis premiados vem se mostrando fundamental para a construção de significados da obra, contribuindo para o diálogo bem-sucedido entre texto escrito e ilustração.
Downloads
Referências
ADG. Associação dos Designers Gráficos do Brasil. ABC da ADG – glossário de temas e verbetes utilizados em design gráfico. São Paulo: ADG, 2012.
BAZIN, André. O que é o cinema. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. Trad. George Schlesinger. São Paulo: UNESP, 2014.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad. Mary Del Priori. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP/Imprensa Oficial do Estado, 1999. (1ª reimpressão da edição de 1998).
CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da leitura. Trad. Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
HENDEL, Richard. O design do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
LINDEN, Sophie van der. Para ler o livro ilustrado. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. Trad. André Stolarski. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
MELLO, Roger. Inês. Ilustrações Mariana Massarani. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2015.
MORAES, Odilon. O projeto gráfico do livro infantil e juvenil. In OLIVEIRA, Ieda de. (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
NASCIMENTO, Luiz Augusto. O design do livro didático de alfabetização: tipografia e legibilidade. Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2015.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
SANTOS, Luis Alberto Brandão; OLIVEIRA, Silvana Maria Pessoa de. Sujeito, tempo e espaços ficcionais: introdução à teoria da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VENTURELLI, Paulo. Visita à baleia. Ilustrações Nelson Cruz. Curitiba: Positivo, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Manuscrítica. Revista de Crítica Genética

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.