A cena teatral documentada: identificação arquivística e processos de criação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i34p106-118Keywords:
Acervos teatrais, Arquivística, Identificação, Crítica genética, Processo de criação, .Abstract
No âmbito do teatro, a produção do texto/documento advém do imbricamento de diferentes sujeitos produtores cujas intervenções precisam ser consideradas tanto para análise genética quanto para o tratamento arquivístico. No acervo do Bando de Teatro Olodum (BTO), depositado no Nós, Por Exemplo - Centro de Documentação e Memória, localizado no Teatro Vila Velha, em Salvador-BA, verifica-se a existência de dois percursos: o da escritura, próprio à esfera privada da produção do texto teatral; e o da leitura do texto teatral, decorrente da encenação e recepção crítica deste. A partir do escopo teórico da Arquivística e da Crítica Genética, objetiva-se, aqui, apresentar os procedimentos metodológicos adotados para a organização do fundo, dando especial destaque aos processos de criação. Este trabalho é resultado da aplicação da Identificação, etapa fundamental da metodologia arquivística, advinda da ampliação do campo de ação da Diplomática para os documentos modernos. Através dessa etapa, a partir da qual foram compreendidas as circunstâncias de produção e os usos dos documentos do referido fundo, tornou possível estabelecimento do seu arranjo e descrição, que resultou na elaboração do inventário das séries: produção artística, clipagem, correspondência, material gráfico e diversos.
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Copyright (c) 2018 Manuscrítica. Revista de Crítica Genética
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