Mário de Andrade, leitor dos parnasianos: estudo e formação do crítico
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i30p21-31Mots-clés :
Mário de Andrade, Biblioteca de escritores, Parnasianismo, MargináliaRésumé
A biblioteca de Mário de Andrade preserva, na marginalia, aspectos de percursos do polígrafo. A marginália, no caso dos parnasianos, permite acompanhar a leitura realizada por um poeta iniciante, mas contestador de cânones; leitura que deixa marcas das etapas de um trabalho e aponta competências e interesses do leitor na observação de formas e soluções alheias, mas interessado em renovar; que se torna um poeta e um crítico comprometido com o modernismo. Nas páginas dos parnasianos, brasileiros e franceses, há número expressivo de notas que se ligam à análise da estrutura dos poemas, de soluções estilísticas, versificação, sonoridade e vocabulário. Nos volumes, o leitor sugere alternativas, anota palavras, redige comentários, põe em relevo pontos de interesse. As anotações de leitura fazem do texto impresso um campo de estudo e criação; são manuscritos de vários tipos e decodificam matrizes. Analisar osdiálogosde Mário de Andrade emsuasleiturassignifica aproximar-se de suas escolhas, materializadas, por vezes, nas anotações que guardam instâncias doprocessocriativo do artista e do crítico.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ANCONA LOPEZ, Telê. “A biblioteca de Mário de Andrade: seara e celeiro da criação”. In: ZULAR, Roberto (Org.). Criação em processo: Ensaios de crítica genética. São Paulo: FAPESP; Iluminuras; CAPES, 2002.
ANDRADE, Mário de. Poesias completas. Edição de texto apurado, anotada e acrescida de documentos por Tatiana Longo Figueiredo e Telê Ancona Lopez. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.
ANDRADE, Mário de. Macunaíma – o herói sem nenhum caráter. Rio de Janeiro: Agir, 2007. Estabelecimento de texto Telê Ancona Lopez e Tatiana Longo Figueiredo.
ANDRADE, Mário de. “Parnasianismo” In: O empalhador de passarinho, de São Paulo: Martins, 1946, p. 11-14.
BANDEIRA, Manuel. Antologia poética. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1977.
BILAC, Olavo. Poesias. 4ª. ed. Rio de Janeiro; São Paulo; Belo Horizonte: Livraria Francisco Alves, 1909. (Notas MA)
BRITO, Mário da Silva. História do modernismo brasileiro: antecedentes da Semana de Arte Moderna. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1971.
CARVALHO, Vicente de. Versos da mocidade. Porto: Livraria Chardon, 1912. (Notas MA)
CORREA, Raimundo. Poesias. Lisboa: Antonio Pereira, 1910. (Notas MA)
FONTES, Martins. Marabá. Santos: Instituto D. Escholastica, 1922. (Notas MA)
FONTES, Martins. Verão. Santos: Instituto D. Escholastica, 1917. (Notas MA)
MURAT, Luiz. Poesias escolhidas. Rio de Janeiro: Livraria Jacintho Ribeiro dos Santos, 1917. (Notas MA)
NOBRE, Antonio. Só. Paris: Aillaud e Bertrand, 1913. (Notas MA)
OLIVEIRA, Alberto de. Poesias: 1ª série. Rio de Janeiro: Garnier, 1912. (Notas MA)
OLIVEIRA, Alberto de. Poesias: 2ª série. Rio de Janeiro: Garnier, 1912. (Notas MA)
SÁ, Marina Damasceno de. O empalhador de passarinho, de Mário de Andrade: edição de texto fiel e anotado. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileiro). Orientadora: São Paulo, Universidade de São Paulo, 2013.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Manuscrítica. Revista de Crítica Genética 2016
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .