O espaço da experimentação artística como laboratório criativo na produção de livro de artista

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i52p53-66

Mots-clés :

Laboratório de artes, Livro de Artista, Aprendizagem coletiva, Experimentação artística

Résumé

Este artigo apresenta a experiência de uma disciplina do curso de pós-graduação em Artes Visuais (2023), ministrada dentro de um laboratório de gravura para discentes de pós-graduação, que promoveu, de maneira orgânica e sem orientação regular, a experimentação artística na produção de livros de artista. Somado a isso, o objetivo é refletir acerca da prática artística dos estudantes em um ambiente plural e com a orientação de professores-artistas — docentes que atuaram também como artistas e, por isso, conseguiram compartilhar saberes teóricos e práticos em uma práxis contínua e coletiva. Após a análise processual do desenvolvimento de projetos dos discentes, busca-se examinar a relação do fazer artístico em laboratório e os resultados obtidos por eles. Entre as questões levantadas, estão: o ambiente propício ao compartilhamento de saberes, a relevância do processo para definição do enunciado e a importância do contato professor-artista no desenvolvimento das tarefas nas quais a prática impulsiona o teórico e vice-versa.

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Biographies de l'auteur

  • Luise Weiss, Universidade Estadual de Campinas

    Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual de Campinas no Instituto de Artes na área de Gravura. Atuou como Professora nas áreas de Gravura e Desenho da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase na gravura, pintura, fotografia e desenho. Em 2006 realizou a Livre-docência na Unicamp, com o trabalho intitulado: Saga: uma trajetória. Em 2015 apresentou o memorial como título Nos Veios da Madeira, obtendo a titularidade junto ao Departamento de Artes Visuais - Instituto de Artes da UNICAMP. É natural de São Paulo, onde reside e possui atelier. No Instituto de Artes da Unicamp leciona na Graduação e Pós-Graduação, orientando mestrados e doutorados na área de Poéticas Visuais. Realiza exposições nacionais e internacionais e produz ilustrações e projetos gráficos, além de livros-objetos e livros-de-artista. Participou de vivências artísticas na Alemanha e Polônia, cujas pesquisas visuais são incorporadas na produção artística. Publicou um livro pela Imprensa Oficial intitulado: No Mar... (2012), reunindo gravuras, fotografias e pinturas que incorporaram a exposição Passagens, no MASP em 2010.

  • Germana de Araujo, Universidade Federal de Sergipe

    Germana Gonçalves de Araújo é professora efetiva do curso de Design Gráfico no Departamento de Artes Visuais e Design (DAVD) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), desde 2010. Pós-doutoranda na Unicamp (2024). Doutora pelo Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade, Pós-Cultura da Universidade Federal da Bahia — UFBA (2013), mestra pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenho, Cultura e Interatividade da Universidade Estadual de Feira de Santana — UEFS (2008), bacharela em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba — UFPB (2000).  Em 2011, com o foco na profissionalização da publicação científica da comunidade acadêmica, torna-se coordenadora gráfica da Editora UFS. É autora das obras “Bonita Maria do Capitão”, 2011 (1º Lugar no Prêmio Aloísio Magalhães da Fundação Biblioteca Nacional, em 2011); “Cândido de Faria: um ilustrador sergipano das artes aplicadas”, 2018 (2º Lugar no 33º Prêmio Museu da Casa Brasileira, na categoria Trabalhos Publicados, em 2019); “Cuscuz: um livro de memórias afetivas”, 2020; “Lampião em Cena: criatividade na cultura visual do Cangaço”, 2020; “Livro corpo aberto”, 2020 (livro de artista); e “Design do Livro Infantil Ilustrado: ensaios de representatividade”, 2021 (livro digital); “Design do livro experimental: ensaios provocativos”, 2022 (livro digital); e "Memória Gráfica de Sergipe”, 2022 (no prelo). Atualmente, concomitante à atividade de docência na graduação em Design e na pós-graduação (nos programas de Culturas Populares e Ciência da Informação), está envolvida com projeto de pesquisa acerca do Design do Livro (impresso e digital) e da memória gráfica local (Brasil-Nordeste-Sergipe).

  • Fabiana Grassano, Universidade Estadual de Campinas

    Doutoranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes-Unicamp (2020) com Bolsa CAPES, Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes-Unicamp (2020) com Bolsa CAPES, Graduada em Design - Formação em Comunicação Visual, pela Faculdade de Administração e Artes de Limeira (2019), Master Research em Strategic Design pelo Istituto Europeo di Design, em São Paulo (2007), Especialista em Design de Hipermídia pela Universidade Anhembi Morumbi (2001), Graduada em Comunicação Social com habilitação em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi (1999). Professora de Design Editorial e Produção Gráfica, meio impresso e digital. Designer gráfico e editorial.

Références

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FABRIS, Annateresa; COSTA, Cacilda Teixeira. da. Tendências do livro de artista no Brasil. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1985.

INGOLD, Tim. Fazer: antropologia, arqueologia, arte e arquitetura. Tradução: Luiz Paulo Rouanet. Petrópolis: Vozes, 2022.

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SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2011.

SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

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Publiée

2024-06-29

Comment citer

Weiss, L., Araujo, G. de, & Grassano, F. . (2024). O espaço da experimentação artística como laboratório criativo na produção de livro de artista. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 52, 53-66. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i52p53-66