O espaço da experimentação artística como laboratório criativo na produção de livro de artista
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i52p53-66Mots-clés :
Laboratório de artes, Livro de Artista, Aprendizagem coletiva, Experimentação artísticaRésumé
Este artigo apresenta a experiência de uma disciplina do curso de pós-graduação em Artes Visuais (2023), ministrada dentro de um laboratório de gravura para discentes de pós-graduação, que promoveu, de maneira orgânica e sem orientação regular, a experimentação artística na produção de livros de artista. Somado a isso, o objetivo é refletir acerca da prática artística dos estudantes em um ambiente plural e com a orientação de professores-artistas — docentes que atuaram também como artistas e, por isso, conseguiram compartilhar saberes teóricos e práticos em uma práxis contínua e coletiva. Após a análise processual do desenvolvimento de projetos dos discentes, busca-se examinar a relação do fazer artístico em laboratório e os resultados obtidos por eles. Entre as questões levantadas, estão: o ambiente propício ao compartilhamento de saberes, a relevância do processo para definição do enunciado e a importância do contato professor-artista no desenvolvimento das tarefas nas quais a prática impulsiona o teórico e vice-versa.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Ser artista, ser professor: razões e paixões do ofício. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
CARRIÓN, Ulises. A nova arte de fazer livros. Tradução: Amir Brito Cadôr. Belo Horizonte: C/Arte, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 206-219, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15454>. Acesso em: 5 mar. 2024.
FABRIS, Annateresa; COSTA, Cacilda Teixeira. da. Tendências do livro de artista no Brasil. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1985.
INGOLD, Tim. Fazer: antropologia, arqueologia, arte e arquitetura. Tradução: Luiz Paulo Rouanet. Petrópolis: Vozes, 2022.
PLAZA, Julio. O livro como forma de arte (I). Arte em São Paulo, São Paulo, n. 6, abr. 1982.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Editora Cortez, 2000.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2011.
SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Fabiana Grassano, Luise Weiss, Germana G. de Araujo 2024
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .