Audiovideonota: o audiovisual como registro de um processo de criação em percurso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i45p29-41Palavras-chave:
Processo de criação, Documentos de processo, Filmes-diário, AudiovisualResumo
O presente trabalho tem como objetivo contextualizar a metodologia abordada na documentação de processo criativo de uma obra audiovisual. Baseados na metodologia de pesquisa autoetnográfica, observamos os registros audiovisuais captados como documentos de processo da criação específica. Relacionamos esta forma de registro ao modo fílmico dos filmes-diários, atentando à obra do cineasta Jonas Mekas, mais especificamente a seu curta ‘Song of Avignon’ (1998) e como seus filmes retratam e comprovam sua vida e seus processos. A partir de Lúcia Gouvea Pimentel refletimos sobre a criação em arte como possibilidade metodológica de pesquisa e com Cecília Salles referenciamos o processo de criação relatado e seus dispositivos às características comuns a tal instância da criação, assim caracterizando a pesquisa como estudo de caso do método escolhido como meio de registro.
Downloads
Referências
CAGIANO, R. Humberto Mauro: "Cinema é cachoeira". DF Letras: suplemento cultural do Diário da Câmara Legislativa v. 2, n.17-20, p.49-50, out. 1995. Disponível em: <http://biblioteca.cl.df.gov.br/dspace/handle/123456789/1831;>. Acesso em: 24 jun. 2021;
DELEUZE, G. O ato de criação. Palestra proferida em Paris em 1987, transcrita e publicada em Folha de São Paulo, 27 jun. 1999, Caderno Mais!, p. 4-5;
FORTIN, S. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Revista Cena, n. 7, 2009. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/11961/7154>. Acesso em: 27 jul. 2021;
GUTFREIND, C. F.; VALLES, R. A construção da autorrepresentação nos filmes-diário de Jonas Mekas. Galáxia (São Paulo, online), n. 36, set-dez., p. 31-44, 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/31943/24115>. Acesso em: 23 jul. 2021;
MARASCHIN, L. T. et al. Latim básico. 1ª ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/16403/Curso_Let-Portug-Lit_Latim-Basico.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 24 jul. 2021;
MEKAS, J. O filme-diário. In.: Jonas Mekas / Patrícia Mourão (org.). – São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil; Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária - USP, 2013. Disponível em: <https://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/jonasmekas.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2021;
MOURÃO, P. Salve Jonas. In.: Jonas Mekas / Patrícia Mourão (org.). – São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil; Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária - USP, 2013. Disponível em: <https://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/jonasmekas.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2021;
PIMENTEL, L. G. Processos artísticos como metodologia de pesquisa. Revista OuvirOuver, 11(1), pp. 88-98, Uberlândia: UFU, 2015. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/32707>. Acesso em: 23 jun. 2021;
SALLES, C. A. Gesto Inacabado: Processo de Criação Artística. São Paulo: Fapesp. Editora: Annablume, 2008;
SONG of Avignon. Direção: Jonas Mekas. Produção: Jonas Mekas. Estados Unidos: 1998;
VALLES, R. R. Narrar o vivido, viver o narrado: a construção do diário na obra de Jonas Mekas. 2018, 226 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, PUCRS. Porto Alegre, 2018. Disponível em: <https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/7999/2/RAFAEL_ROSINATO_VALLES_TES.pdf>. Acesso em: 24 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Daniel Rojas da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.