Objeto de memória como categoria de análise de capas de disco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i2p213-228

Palavras-chave:

Capa de disco, objeto de memória, memória

Resumo

A partir de autores ligados aos estudos de memória, comunicação e cultura, este artigo discute a noção de objeto de memória como categoria na análise de capas de disco long playing (vinil), no contexto das relações que envolvem práticas culturais, música e materialidades. Como representações culturais partilhadas por artistas, gravadoras e fãs, as capas articulam memórias visuais acionadas no tempo, do passado ao presente, pelos sentidos a elas atribuídos, sua presença e sua materialidade (desgastes, imperfeições etc.). Observa-se como alguns autores tratam o termo objeto de memória, ou circundam a noção, para, ao longo desse diálogo, refletir sobre a efetividade da categoria na análise das capas de disco.

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Biografia do Autor

  • Herom Vargas, Universidade Metodista de São Paulo

    Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bolsista Produtividade em Pesquisa, nível 2, CNPq. Vice-presidente da sessão latino-americana da International Association for the Study of Popular Music (IASPM-AL). 

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Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Vargas, H. (2024). Objeto de memória como categoria de análise de capas de disco. MATRIZes, 18(2), 213-228. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i2p213-228