A Dramaturgia de Flusser

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i2p47-63

Palabras clave:

alegoria, analogia, comunicação, Dramaturgia, política

Resumen

Este trabalho está voltado para o estudo de A História do Diabo e observa que o texto se desenvolve como cena dramática, em estranha relação com a realidade, supostamente encenada pelo pecado sob a direção do diabo. O artigo divide-se em três partes nomeadas como: Formas de Pensar, Formas de Dizer e Formas de Entender, e tem em vista estudar o modo como Flusser utiliza analogias e alegorias para aproximar a ficção da obra e o próprio contemporâneo nos seus exercícios de poder e de banalização de todos os estados de exceção.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Lucrécia D'Alessio Ferrara, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Professora titular aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 

Referencias

Agamben, G. (2004). Archeologia di un´archeologia. In E. Melandri, La Linea e Il Circolo Studio logico-filosofico sull´analogia. Quodlibet.

Benjamin, W. (1984). Origem do drama barroco Alemão. Brasiliense.

Brecht, B. (1978). Estudos sobre teatro. Nova Fronteira.

Deleuze, G., & Guattari, F. (1992). O que é a filosofia? Editora 34.

Flusser, V. (1983). Pós-História: Vinte instantâneos e um modo de usar. Livraria Duas Cidades.

Flusser, V. (1999). A Dúvida. Relume Dumará.

Flusser, V. (2005). A História do Diabo. Annablume.

Flusser, V. (2016). Curso “Artifício, Artefato, Artimanha” ministrado por Flusser em 1985. Arquivo Vilém Flusser São Paulo. https://www.arquivovilemflussersp.com.br/vilemflusser/?p=595.

Melandri, E. (2004). La Linea e Il Circolo: Studio logico-filosofico sull´analogia. Quodlibet.

Valéry, P. (1924). Variétés. Gallimard.

Publicado

2024-08-30

Número

Sección

Dossiê

Cómo citar