A Peregrinação a Sand Hill Road: Investimento de capital de risco em startups de tecnologia relacionadas ao setor editorial
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i2p19-46Palavras-chave:
startups de tecnologia, capital de risco, publicação, Silicon Valley, Sand Hill RoadResumo
Muitos empreendedores no mundo das startups de tecnologia buscam financiamento de capital de risco para estabelecer e expandir seus negócios, mas esse pode ser um processo repleto de desafios e carregado de consequências a longo prazo. A maioria das tentativas de obter financiamento de capital de risco falhará, e a maioria das startups financiadas por capital de risco não terá sucesso. Além disso, as startups que conseguirem esse tipo de financiamento tenderão a seguir uma trajetória de desenvolvimento muito diferente da de muitas empresas tradicionais. Este artigo busca esclarecer a relação única e especial entre o capital de risco e as startups de tecnologia, com foco em um subconjunto específico: aquelas relacionadas à indústria editorial de livros. A análise abrange tanto a perspectiva de um capitalista de risco bem estabelecido no Vale do Silício e financiador de startups de tecnologia, quanto a perspectiva dos empreendedores que buscam garantir financiamento de capital de risco. Ao examinar essa relação sob ambas as óticas, podemos entender por que alguns empreendedores conseguem captar recursos enquanto outros não. Também podemos compreender por que as trajetórias de desenvolvimento das startups financiadas por capital de risco são significativamente diferentes das de muitas empresas tradicionais e explicar por que algumas dessas empresas financiadas por capital de risco falham, enquanto outras, competindo em um mercado semelhante e em condições aparentemente equivalentes, sobrevivem e prosperam.
Downloads
Referências
Bourdieu, P. (1993a). The field of cultural production: Essays on art and literature. Polity.
Bourdieu, P. (1993b). Some properties and fields. In P. Bourdieu, Sociology in question (pp. 72-77). Sage.
Bourdieu, P. (1996). The rules of art: Genesis and structure of the literary field. Polity.
Christensen, C. M. (1997). The innovator’s dilemma: When new technologies cause great firms to fail. Harvard Business School Press.
Herbert, D., Lotz, A. D., & Marshall, L. (2019). Approaching media industries comparatively: A case study of streaming. International Journal of Cultural Studies, 22(3), 349-366. https://doi.org/10.1177/1367877918813245.
Kafka, P., & Bergen, M. (2015, September 21). Oyster, a Netflix for books, is shutting down. But most of its team is heading to Google. Vox. https://tinyurl.com/3j33fw5z.
Kenney, M. (Ed.). (2000). Understanding Silicon Valley: The anatomy of an entrepreneurial region. Stanford University Press.
Kupor, S. (2019). Secrets of Sand Hill Road: Venture capital and how to get it. Penguin Random House.
Lécuyer, C. (2006). Making Silicon Valley: Innovation and the growth of high tech, 1930-1970. MIT Press.
Lotz, A. D. (2021). Media disrupted: Surviving pirates, cannibals, and streaming wars. MIT Press.
Nicholas, T. (2019). VC: An American history. Harvard University Press.
Reid, R. H. (1997). Architects of the web: 1,000 days that built the future of business. John Wiley & Sons.
Saxenian, A. (1994). Regional advantage: Culture and competition in Silicon Valley and Route 128. Harvard University Press.
Thompson, J. B. (2005). Merchants of culture. In J. B. Thompson, Books in the digital age: The transformation of academic and higher education publishing in Britain and the United States (pp. 3-14). Polity.
Thompson, J. B. (2012). Merchants of culture: The publishing business in the twenty-first century (2nd ed.). Polity.
Thompson, J. B. (2021). Book wars: The digital revolution in publishing. Polity.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.