Adaptações literárias e formação do leitor hoje
Resumo
Este artigo discute alguns dos desafios quecercam a leitura na contemporaneidade, em face das
novas, diferentes e sedutoras linguagens que nos
cercam, tendo como objeto de estudo o romance Dom
Quixote das crianças, de Monteiro Lobato, em sua
versão literária e em HQ. Preocupam-me o lugar que a
leitura ocupa no cotidiano de estudantes hoje, bem
como as estratégias autorais e,ou editoriais para
torná-la prazerosa e competitiva, em relação aos games,
à TV, ao cinema etc. O objetivo é investigar estratégias
para a leitura do adaptações quadrinísticas, que
enfatizam o lúdico, podendo funcionar como forma de
apreensão do mundo e construção simbólica de
identidades. Para tanto, discutir-se-ão as perspectivas
de Ramos, Vergueiro, Hutcheon, bem como as afirmações
de Aguiar, Cosson, entre outros, no sentido de se
definir o ato da leitura como ação lúdica, como jogo,
que envolve uma interação autor/editor-texto/imagemleitor
e que prevê inúmeras possibilidades de mediação.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-12-09
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Como Citar
Pina, P. K. da C. (2014). Adaptações literárias e formação do leitor hoje. 9ª Arte (São Paulo), 3(2), 79-104. https://periodicos.usp.br/nonaarte/article/view/99681