Metapicture: pintura de história em quadrinhos
DOI :
https://doi.org/10.11606/2316-9877.2024.v12.e220026Mots-clés :
Metapictures, Pintura figurativa, Iconologia, História em quadrinhosRésumé
Utiliza a metalinguística para pensar a relação entre a narrativa na pintura figurativa e nos quadrinhos. Para tanto, demonstra-se o potencial das imagens autorreflexivas e suas aptidões teórico-crítica utilizando o conceito de metapicture de W. J. T. Mitchell. O segundo passo é buscar exemplos na história da arte que comprovam a importância de experiências autorreflexivas para a teoria sobre a pintura. Em seguida, mostra-se como os comics ampliaram a investigação da metapicture pelo do humor. Depois, lança-se mão de alguns exemplos da revista MAD para defender que existe grande potencial crítico na projeção de uma linguagem visual sobre a outra. Por fim, apresentase a riqueza crítica de experiências em quadrinhos que colocam em questão a linguagem pictórica acadêmica.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
AGEE, Jon. A incrível pintura de Felix Clousseau. Rio de Janeiro: Ed. Pequena Zahar, 2023.
BAETENS, Jan. FREY, Hugo. The graphic novel: an introduction. Cambridge: University of Cambridge Press, 2015.
BARBIERI, Daniele. As linguagens dos quadrinhos. São Paulo: Ed. Peirópolis, 2017.
BELTING, Hans. An Anthropology of images: picture medium body. Princeton: Princeton University Press, 2011.
BOKODY, Péter. Images-within-images in italian painting (1250-1350): reality and reflexivity. Burlington: Ashgate Publishing Company, 2015.
BROWN, Jonathan. Pintura na Espanha: 1500-1700. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
CAMPOS, Rogério. Uma pequena história dos quadrinhos para uso das novas gerações. São Paulo: Editora Veneta, 2022.
CHABOUTÉ, Christophe. Museu. São Paulo: Pipoca&Nanquim, 2023.
CIRNE, Moacy. Uma introdução política aos quadrinhos. Rio de Janeiro: Edições Achiamé Ltda, 1982.
DEPAULA, Marcus Vinicius. A grotesca Pinacoteca dos quadrinhos. Revista Literartes. USP, v.1, n. 8, 2018.
DRUCKER, Mort. SIEGEL, Larry. O équizossista. MAD, Rio de Janeiro, Ed. Vecchi, n. 6, p. 6-13, 1974.
O EXORCISTA. Direção: William Friedkin. Roteiro: William Peter Blatty. Warner Bros., 1973. 122m., color.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo, Martins Fontes, 1995.
GASCA, Luis. MENSURO, Asier. La pintura em el cómic. Madrid: Ediciones Cátedra, 2014.
GOSCINNY, René. UDERZO, Albert. O aniversário de Asterix e Obelix: o Livro de Ouro. Rio de Janeiro: Record, 2014.
GUIMARÃES, Edgard. Linguagem e metalinguagem na história em quadrinhos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 25º, 2002, Salvador. Anais... Salvador: INTERCOM, 2002. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2002/Congresso2002_Anais/2002_NP16GUIMARAES.pdf. Acesso em: 05 abr. 2024.
JOUSSELIN, Pascal. Imbatível, justiça e legumes frescos. Campinas: Saber e Ler Editora Ltda, 2021.
MARESCA, Peter (ed.). Winsor McCay: Little Nemo in Sluberland: !EsosEsplèndidos Domingos!. Barcelona: Norma Editorial, 2010.
MATHIEU, Marc-Antoine. Julius Corentin Acquefacques, prisioneiro dos sonhos: a origem. São Paulo: Comix Zone!, 2022. (A)
MATHIEU, Marc-Antoine. Julius Corentin Acquefacques, prisioneiro dos sonhos: o processo. São Paulo: Comix Zone!, 2022. (B)
MITCHELL, W. J. T. Iconology, image, text, ideology. Chicago: University of Chicago Press, 1986.
MITCHELL, W. J. T. Picture theory. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.
MITCHELL, W. J. T. What do pictures want?: the lives and loves of images. Chicago: University of Chicago Press, 2005.
MOREAU, Diego; MACHADO, Laluña. História dos quadrinhos EUA. São José: Skript, 2021.
RAMOS, Paulo. Faces do humor: uma aproximação entre piadas e tiras. Campinas: Ed. Zarabathana, 2011.
SANTOS, Roberto Elísio dos. Uma revista muito louca: análise do humor da MAD Magazine. São Paulo. Criativo, 2015.
SARAVÁ, Marcelo; FREITAS, André; VIÑOLE, Omar; MANES, Deyvison. Meta, Depto. de Crimes Metalinguísticos. Campinas: Zarabathana Books, 2020.
SMUDJA, Ivana; SMUDJA, Gradimir. Au fil de l’Art. Tournai: Éditions Delcourt, 2012. v.1,
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright 9ª Arte (São Paulo) 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.