A divulgação científica nas tiras digitais do personagem Armandinho
A cultura da participação e a inteligência coletiva nos comentários do Facebook
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.2022.v10.e195632Palavras-chave:
Histórias em quadrinhos – divulgação científica, Armandinho (personagem), CiênciaResumo
Objetiva compreender como ocorre a construção do conhecimento coletivo na cultura participativa dos comentários do Facebook nas tiras digitais de divulgação científica do personagem Armandinho, de Alexandre Beck. A análise tem como base comentários construídos por recursos multimodais, fazendo uso das linguagens verbais e não verbais, buscando diferentes perspectivas de discussão sobre o assunto em destaque. A investigação aponta para a possibilidade de novos conhecimentos e diferentes reflexões dos participantes das conversações.
Downloads
Referências
A BELA Adormecida. Direção: Clyde Geronimi; Eric Larson; Wolfgang Reitherman; Les Clark. Produção: Walt Disney. Los Angeles: Walt Disney Production, 1959. col., 75 min.
ARANHA, Glaucio. Webcomics, WebTV e Neurociências: a escrita de roteiros para a Web como es¬tratégia de divulgação de Neurociências. In: TAVARES, Denise; REZENDE, Renata (org.). Mídias & Divulgação Científica: desafios e experimentações em meio à popularização da Ciência. Rio de Janeiro: Ciências e Cog¬nição, 2014. p. 114-134 Disponivel em: https://portolivre.fiocruz.br/m%C3%ADdias-divulga%C3%A7%C3%A3o-cient%C3%ADfica-desafios-e-experimenta%C3%A7%C3%B5es-em-meio-%C3%A0-populariza%C3%A7%C3%A3o-da-ci%C3%AAncia. Acesso em: 21 fev 2021.
BUENO, Wilson Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp, p. 1 - 12, 2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585/6761. Acesso em: 21 fev 2021.
CONSONI, Gilberto Balbela Consoni. Conversação on-line nos comentários de blogs: organização e controle das conversas nas interações dialógicas no blog Melhores do Mundo. In: PRIMO, Alex (Org.) Interações em rede. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 111-141.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência: a colisão entre os velhos e novos meios de comunicação. Nova ed. ampl. e atual. São Paulo: Aleph, 2009.
JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo : Aleph, 2014.
LAGE, Nara Bretas. Quadrinhos digitais: uma reflexão teórica e conceitual a partir da série Quadrinhos ácidos. In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 5as, 2018, São Paulo, Escola de Comunicações e Artes da USP. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/anais2ajornada/anais5asjornadas/q_educacao/nara_lage.pdf. Acesso em: 02 abr. 2020
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 10. ed. São Paulo : Edições Loyola, 2015.
LIMA, Guilherme da Silva; GIORDAN, Marcelo. Entre o csclarecimento e a indústria cultural: reflexões sobre a divulgação do conhecimento científico. In: TAVARES, Denise; REZENDE, Renata (org). Mídias & divulgação científica: desafios e experimentações em meio à popularização da Ciência. Rio de Janeiro: Ciências e Cog¬nição, 2014. p. 12-32. Disponível em: http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br/site/wp-content/uploads/2018/03/Livro-Midias-e-Divulg-Cient.pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.
MALÉVOLA. Direção: Robert Stromberg. Produção: Joe Roth. Intérprete: Angelina Jolie, Elle Fanning, Sharlto Copley. Los Angeles: Walt Disney Pictures, 2014. col., 97 min.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teorias das mídias digitais: linguagens, ambientes e redes. 2. Ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2015.
RAMOS, Paulo.Tiras no ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
RECUERO, Raquel. Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook. Verso e Reverso, São Leopoldo, Unisinos, v. 28, n. 68, p. 114-124, maio/ago. 2014. Unisinos. Disponível em: http://www.revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view/ver.2014.28.68.06. Acesso em: 21 fev. 2022
ROSA, Eduarda Fernandes da. A divulgação científica nos quadrinhos digitais do personagem Armandinho: a cultura da participação e a inteligência coletiva nos comentários do Facebook. 2021. 255 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 9ª Arte (São Paulo)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.