Formas de financiamento e pluralidade na produção de quadrinhos com temática indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e219542

Palavras-chave:

povos indígenas, representação, história em quadrinhos, finaciamento

Resumo

Este trabalho faz parte de um estudo maior sobre as representações de personagens indígenas em histórias em quadrinhos nacionais. Uma das premissas da pesquisa é compreender de que modo a produção desses quadrinhos é viabilizada e como os diferentes tipos de financiamento podem influenciar o conteúdo das obras publicadas. Nesse contexto, o objetivo principal do artigo é analisar as relações entre as formas de financiamento e a pluralidade de vozes que produzem essas obras. Acredita-se que diferentes formas de financiamento propiciam, além de uma descentralização das publicações, uma multiplicidade de vozes e narrativas apresentadas. Mesmo sendo este um passo inicial para entender como as histórias em quadrinhos podem contribuir para uma representação mais justa e autêntica dos povos indígenas, os dados analisados já permitem supor que certas modalidades de financiamento têm o potencial de promover pluralidade e contribui para que os povos indígenas assumam o protagonismo em suas próprias histórias, reduzindo o desequilíbrio dessas narrativas. Para embasar essa análise, estabelece-se um diálogo entre Antropologia e histórias em quadrinhos por meio de Tavares (2019), Chinen (2019) e Vergueiro (2017).

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Biografia do Autor

  • Karoline Caetano Brito, Universidade Federal de São Paulo

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Arte e Mestre em Letras, na área de Estudos Linguísticos, ambos pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente, investiga a representação dos povos indígenas nos quadrinhos brasileiros, é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Quadrinhos da Unifesp (Grupesq-Unifesp), integrante do Grupo de Pesquisa Arte e Alteridade: Formas Expressivas Não Hegemônicas também da Unifesp e da Red de Investigadores de Narrativa Gráfica en Latinoamérica (RING).

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

Brito, K. C. . (2024). Formas de financiamento e pluralidade na produção de quadrinhos com temática indígena. 9ª Arte (São Paulo), e219542. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e219542