Eros e a grécia no coração de três contos de marguerite yourcenar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v7iEspecialp127-147Palavras-chave:
Marguerite Yourcenar, Nouvelles Orientales, poesia grega arcaica, erosResumo
Este artigo propõe analisar o tratamento da temática eróticoamorosa nas seguintes nouvelles de Marguerite Yourcenar: “Le sourire de Marko”, “Le dernier amour du prince Genghi” e “La veuve Aphrodissia”. Escritas e publicadas originalmente de forma separada, em 1938 essas narrativas foram reunidas numa antologia organizada pela autora e intitulada Nouvelles Orientales. Trata-se de uma de suas obras de juventude na qual eros é um dos temas principais. O objetivo desse estudo é mostrar de que maneira a paixão e o amor retratados por Yourcenar nestes textos dialoga intimamente com representação de eros na poesia grega arcaica, notadamente com a lírica de Safo, no intuito de verificar o modo como a escritora apropria-se, em pleno século XX, de uma representação clássica do amor, legitimando, assim, o tratamento da paixão e do amor carnal.
Downloads
Referências
ASSUNÇÃO, T. R. ; BRANDÃO, J. L. “Semônides de Amorgos e Mimnermo: fragmentos”. ELF4, 1983-4, pp. 209-35.
CALAME, C. “Introduction”. “The eros of epic poetry” In :The poetics of eros in ancient Greece. Princeton, Princeton University Press, 1999, pp.39- 48
CAMPOS, H. de (trad.). Ilíada de Homero. São Paulo: Arx/Mandarim, 2003. 2 vols.
CARSON, A. Eros The bittersweet: an essay. Chicago: Dalkey Archive Press, 1998.
LOURENÇO, F. (trad.). Poesia grega de Álcman a Teócrito. Lisboa: Livros Cotovia, 2006.
RAGUSA, G. : Safo de Lesbos. Hino a Afrodite e outros poemas. São Paulo: Hedra, 2011.
RIBEIRO, W.; A. Jr. (ed., org). “2. Afrodite, deusa do amor” In: Hinos homéricos. São Paulo : Editora Unesp, 2010.
SAVIGNEAU, J. : Marguerite Yourcenar, l’invention d’une vie. Saint-Amand: Gallimard.1990.
SOUZA, J. C. De. “Safo, Sólon, carmina popularia, Turteu, Hino dos Kuretas, Alcmano, Arquíloco” Remate de Males 4 (“Território da Tradução”), 1984.
YOURCENAR, M. : Nouvelles Orientales, Paris: Gallimard, 1963.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) declara(m) automaticamente que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista Non Plus, bem como os organismos editoriais a ela vinculados. O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Non Plusa revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Non Plus, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Non Plus, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.