Les aspects de la présence française chez castro alves
UNE ANALYSE DES TEXTES «MURMÚRIOS DA TARDE» ET « POLÊMICA»
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v7iEspecialp39-57Keywords:
la poésie, Castro Alves, intertextualité, Relations entre le Brésil et la FranceAbstract
L'étude proposée ici a le but de comprendre la nature de la présence française dans l´oeuvre de Castro Alves. En raison de la variété de procédures intertextuelles trouvées, nous avons choisi deux textes, la poésie «Murmúrios da Tarde» et la critique «Polêmica». Nous allons, donc, analyser quelques procédures textuelles telles que les épigraphes, les citations et les allusions présentes. Notre objectif est de procéder à une analyse textuelle approfondie des textes choisis dans le but d'enquêter quelle est la signification des appropriations faites ce qui est responsable de la tâche de révéler le rôle de la présence française chez Castro Alves.
Downloads
References
ALVES, Castro. Obra completa. Texto organizado por Eugênio Gomes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira, 8 ed. V2 Rio de Janeiro: Itatiaia, 1997 b.
GARRET, Almeida. Camões. Biblioteca digital: coleção de clássicos da literatura portuguesa. Ed Porto. Disponível em: <http://www.portoeditora.pt/assets/classicos/camoes/index.html>. Acesso em Agosto de 2012.
GAUTIER, Théophile. Poésies complètes. Paris: G. Charpentier éditeurs, 1889.
GUINSBURG, J. (org). O classicismo. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.
HADDAD, Jamil Almansur. Revisão de Castro Alves. São Paulo: Saraiva, 1953. 3v.
JENNY, Laurent. “La stratégie de la forme”. In: Poétique. Paris: Seuil, 1976.
KRISTEVA, J. « Le mot, le dialogue et le roman », Semeiotike: recherches pour une sémanalyse. Paris: Seuil, 1969b.
MATOS, Edilene. Imagens fragmentadas de um mito. São Paulo: EDUC, 2001.
MUSSET, Alfred de. Poésies complètes. Paris: Gallimard, 1957.
PRINA, Carlos. Castro Alves, as mulheres e a música. São Paulo: Matins, 1960.
TYNIANOV, Iuri. Teoria da literatura. Porto Alegre: Globo, 1971.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) declara(m) automaticamente que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista Non Plus, bem como os organismos editoriais a ela vinculados. O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Non Plusa revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Non Plus, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Non Plus, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.