Balzac e a “Pensão burguesa para os dois sexos e os outros”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v2i3p4-15Palavras-chave:
Balzac, gênero, sexualidadeResumo
Neste artigo, exploramos algumas possibilidades de se considerar o romancista Honoré de Balzac como um pensador das relações sociais de gênero. Apresentamos algumas passagens de A Comédia Humana nas quais vislumbramos alguns episódios de experimentação de novos estilos de vida em comunidade. Consideramos que sua obra romanesca é um “documento” privilegiado para os estudos de gênero, reconstituindo a tensão entre as relações e os limites entre a criação literária e as ciências humanas.Downloads
Referências
BALZAC, H. « La Fille aux yeux d’or [1835] ». In: BALZAC, H. La Comédie humaine. Édition publiée sous la direction de Pierre-Georges Castex. Volume V. Paris: Gallimard, Bibliothèque de la Pléiade, 1977.
BALZAC, H. « Le Père Goriot [1834] ». In: BALZAC, H. La Comédie humaine. Édition publiée sous la direction de Pierre-Georges Castex. Volume III. Paris: Gallimard, Bibliothèque de la Pléiade, 1976.
BALZAC, H. « Notes et variantes de La Comédie humaine ». In: BALZAC, H. La Comédie humaine. Édition publiée sous la direction de Pierre-Georges Castex. Volume III. Paris: Gallimard, Bibliothèque de la Pléiade, 1976b.
BALZAC, H. « La Dernière incarnation de Vautrin. Splendeurs et misères des courtisanes [1847] ». In: BALZAC, H. La Comédie humaine. Édition publiée sous la direction de Pierre-Georges Castex. Volume VI. Paris: Gallimard, Bibliothèque de la Pléiade, 1977b.
BALZAC, H. « Les souffrances de l’inventeur. Illusions perdues [1843] ». In: BALZAC, H. La Comédie humaine. Édition publiée sous la direction de Pierre-Georges Castex. Volume VI. Paris: Gallimard, Bibliothèque de la Pléiade, 1977c.
BARBÉRIS, P. Le Monde de Balzac. Paris: Arthaud, 1973.
BORDAS, É. « Balzac, grand romancier du Pacs. Analyse de l’ouvrage de Michael Lucey, Les ratés de la famille – Balzac et les formes sociales de la sexualité ». La Revue internationale des livres & des idées. Paris. Mai-juin, 2009, no 11, p. 41-45, 2009.
CALAÇA, F. Dandismo e cuidado de si: ensaios de subjetivação em Balzac. 2010. 292 f. Tese de Doutorado – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília.
FOUCAULT, M. « De l’amitié comme mode de vie [1981] ». In: FOUCAULT, M. Dits et écrits (1954-1988), Tome IV (1980-1988). Édition établie sous la direction de D. Defert et F. Ewald avec la collaboration de J. Lagrange. Paris: Gallimard, 1994.
FREUD, S. L’inquiétante étrangeté [1919] et autres essais. Traduit de l’allemand par Bertrand Féron. Paris: Gallimard, 1985.
HEATHCOTE, O. « Les deux sexes et autres... ». In: DIAZ, J. L. & TOURNIER, I. Penser avec Balzac. Saint-Cyr-sur-Loire: Christian Pirot, 2003.
LAFORGUE, P. L’Éros romantique: représentations de l’amour en 1830. Paris: PUF, 1998.
LUCEY, M. Les ratés de la famille – Balzac et les formes sociales de la sexualité. Traduit de l’anglais par Didier Eribon. Paris: Fayard, 2008.
PLANTÉ, C. « Balzac penseur du genre ». In: DIAZ, J. L. & TOURNIER, I. Penser avec Balzac. Saint-Cyr-sur-Loire: Christian Pirot, 2003.
VACHON, S. « Notice du Père Goriot, roman d’Honoré de Balzac ». In: Groupe International de Recherches Balzaciennes, Groupe ARTFL (Université de Chicago), Maison de Balzac (Paris). Balzac. La Comédie humaine. Edition critique en ligne. Disponível em : www.paris.fr/musees/balzac/furne/presentation.htm. Acesso em: 15 dezembro 2010.
VIANA, T. C. A Comédia Humana, Cultura e Feminilidade. Brasília: Ed. UnB, 1999.
VIANA, T. C. “Processos de Criação e Subjetivação em Estudos de Costumes no Século XIX: prefigurações”. In: BALZAC, H. & DAVIN, F.. Estudos de Costumes no Século XIX. Trad. de Terezinha de Camargo Viana. Brasília: Editora UnB, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) declara(m) automaticamente que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista Non Plus, bem como os organismos editoriais a ela vinculados. O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Non Plusa revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Non Plus, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Non Plus, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.