Um entre a ética e o reconhecimento
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2017.128891Palavras-chave:
Ética, Reconhecimento, Crítica, Imagem, Cultura Audiovisual.Resumo
As análises acadêmicas e não acadêmicas dos produtos audiovisuais buscam tensionar relações postas pelos objetos de formas diversas, e muitas delas se ocupam de uma crítica aos lugares estáveis construídos por percepções condicionadas pelas políticas estabelecidas e pelo que se faz como hegemonia na cena social. Entretanto, ao aproximar certas balizas teóricas na presença da mediação como um dispositivo ético, nota-se a necessidade e, não obstante, o apagamento de uma mesma questão: a noção de reconhecimento. O artigo tem como proposta aproximar os conceitos de ética, moral e reconhecimento como plataforma crítica para as análises dos objetos do campo do audiovisual por meio de contribuições trazidas por Serelle, Fraser e Safatle.
Downloads
Referências
BOLTANSKI, L.; CHIAPELLO, E. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
FOSTER, H. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
FRASER, N. Reconhecimento sem ética? Lua Nova, São Paulo, n. 70, p. 101-138, 2007.
FRASER, N; HONNETH, A. Redistribution or recognition? A political-philosophical exchange. New York; London: Verso, 2003.
FOUCAULT, M. Estratégia, poder-saber. 3. ed. São Paulo: Forense, 2012. (Coleção Ditos e Escritos, v. 4).
MITCHELL, W. J. T. O que as imagens realmente querem? In: ALLOA, E. (Org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 165-190.
RANCIÈRE, J. As imagens querem realmente viver? In: ALLOA, E (Org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 191-204.
______. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2005.
SAFATLE, V. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
SERELLE, M. A ética da mediação: aspectos da crítica de mídia em Roger Silverstone. Matrizes, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 75-90, 2016.
SILVERSTONE, R. Por que estudar a mídia. São Paulo: Loyola, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.