O discurso da felicidade no contexto das organizações
considerações introdutórias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.160861Palavras-chave:
Felicidade, Estratégias, OrganizaçõesResumo
À luz do “pensamento complexo”, este artigo objetiva refletir, mesmo que provisoriamente, sobre a perspectiva de felicidade na contemporaneidade, bem como identificar a presença (ou não) de elementos que remetam ao discurso da felicidade, enquanto “estratégias sensíveis”, nos portais e nas fanpages das cinco organizações eleitas no Brasil como as melhores empresas para se trabalhar segundo o Great Place to Work.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. F. M. O poder económico da felicidade organizacional. 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão) ¬– Universidade Portucalense, Porto. Disponível em: https://bit.ly/2oyiFZI. Acesso em: 20 set. 2017.
BAUMAN, Z. A arte da vida. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
BIRMAN, J. Muitas felicidades?! O imperativo de ser feliz na contemporaneidade. In: FREIRE FILHO, J. (org.). Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: FGV, 2010. p. 27-47.
CASTRO, G. G. S. Entretenimento, subjetividade e consumo nas redes digitais: mobilização afetiva como estratégia de negócios. In: BARBOSA, M.; MORAIS, O. J. de. Comunicação em tempos de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades. São Paulo: Intercom, 2013. p. 177-195.
DAMÁSIO, A. A estranha ordem das coisas: a vida, os sentimentos e as culturas humanas. Lisboa: Temas e Debates, 2017.
FREIRE FILHO, J. A felicidade na era de sua reprodutibilidade científica: construindo “pessoas cronicamente felizes”. In: FREIRE FILHO, J. (org.). Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: FGV, 2010a. p. 49-82.
FREIRE FILHO, J. Fazendo pessoas felizes: o poder moral dos relatos midiáticos. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 19., 2010b, Rio de Janeiro. Anais […]. Belo Horizonte: Compós, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2plrO8h. Acesso em: 8 mar. 2018.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GOUVEIA, T. M. A.; TAVARES, F. O imperativo das emoções positivas na comunicação das empresas na internet. Esferas, Brasília, n. 5, 2014, p. 115-125. Disponível em: https://bit.ly/2n0V7wj. Acesso em: 25 set. 2018.
HAN, B.-C. Psicopolítica: neoliberalismo e novas técnicas de poder. Lisboa: Relógio D’Água, 2015.
HAN, B.-C. Psicopolítica: neoliberalismo e novas técnicas de poder. Tradução: Maurício Liesen. Belo Horizonte: Áyinè, 2018.
HELLIWELL, J. F.; LAYARD, R.; SACHS, J. D. World Happiness Report 2018. Nova York: United Nations, 2018.
ILLOUZ, E. La ética comunicativa como espíritu de la empresa. In: ILLOUZ, E. Intimidades congeladas: las emociones en el capitalismo. Madrid: Katz, 2007. p. 47-62.
LIMA, F.; OLIVEIRA, I. L., O discurso e a construção do sentido no contexto organizacional midiatizado. In: MARCHIORI, M. (org.). Contexto organizacional midiatizado. São Caetano do Sul: Difusão; Rio de Janeiro: Editora Senac-RJ, 2014. (Coleção faces da cultura e da comunicação organizacional, v. 8).
MATURANA, H. R. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento. Tradução: Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. Tradução: Humberto Mariotti e Lia Diskin. São Paulo: Palas Athena, 2001.
MORIN, E. Amor, poesia, sabedoria. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2008.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2011.
MORIN, E. O Método 1: a natureza da natureza. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.
MORIN, E. O Método 3: o conhecimento do conhecimento. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
SCHNEIDER, E. Dia Internacional da Felicidade é celebrado neste 20 de março. ONU News Genebra, 20 mar. 2018. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2018/03/1615052. Acesso em: 5 mar. 2019.
SCROFERNEKER, C. M. A. et al. As organizações brasileiras e a (re)significação das ouvidorias virtuais: as interações no Facebook. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 40., 2017, Curitiba. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2VwbNso. Acesso em: 5 mar. 2019.
SODRÉ, M. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.