Transformações na publicidade: novas articulações entre o público e os produtores no campo publicitário

Autores

  • Enéias Brum Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Elisa Piedras Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2021.190222

Palavras-chave:

Publicidade e propaganda, Modalidades de dupla articulação, Convergência

Resumo

No contexto das novas tecnologias e da cultura da convergência, observamos mudanças nas práticas midiáticas do início do século XXI e, por isso, exploramos processos pelos quais anunciantes e agências de publicidade se defendem de manifestações e acusações dos consumidores. O objetivo desta pesquisa é evidenciar movimentos de articulação e resistência do campo publicitário brasileiro às práticas de contestação do público ocorridas na década de 2010. Trata-se de uma pesquisa qualitativa complementada pelo olhar quantitativo e que se vale da técnica de análise documental para observar evidências sobre a reconfiguração do campo publicitário, considerando as práticas de produtores – agências, anunciantes e profissionais – diante da contestação do público aos anúncios. Nos resultados, as modalidades de dupla articulação da publicidade – blindada, sensibilizada e engajada – reúnem situações concretas que oportunizam a reflexão sobre se há ou não a realização do potencial que as novas tecnologias de informação e comunicação representam para as mudanças nas práticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Enéias Brum, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutorando em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

  • Elisa Piedras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

fatos que marcaram a propaganda em 2016. (2016, 14 de dezembro). Adnews. https://adnews.com.br/adpublicidade/10-fatos-que-marcaram-propaganda-em-2016

AlmapBBDO abre mão de leões de bronze após polêmica. (2016, 24 de junho). Adnews. https://adnews.com.br/almapbbdo-abre-mao-de-leoes-de-bronze-apos-polemica

Araujo, L. (2016, 2 de maio). Conar analisa se campanha da Hope incentiva a chantagem. Adnews. https://adnews.com.br/conar-analisa-se-campanha-da-hope-incentiva-a-chantagem

Aucar, B. S. (2016). A publicidade no Brasil: agências, poderes e modos de trabalho (1914 – 2014) [Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro]. PUC-RIO. https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27769@1

Barbosa, B., & Zirondi, M. (2015, 17 de agosto). Bombril vê hipocrisia na polêmica sobre propaganda. Propmark. https://propmark.com.br/anunciantes/bombril-ve-hipocrisia-na-polemica-sobre-propaganda

Barbosa, M. (2019, 9 de maio). Anacapri causa polêmica ao homenagear “mãe de plantas”. Propmark. https://propmark.com.br/anunciantes/anacapri-causa-polemica-ao-homenagear-mae-de-plantas

Bauer, M. W., Gaskell, G., & Allum, N. C. (2013). Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento: evitando confusões. In M. W. Bauer & G. Gaskell (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático (11 ed., pp. 17-36). Petrópolis: Vozes.

Brum, E. (2021). Modalidades de dupla articulação da publicidade: Reconfigurações das práticas de produção de agências e anunciantes diante das práticas de contestação do público. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Repositório Institucional da UFRGS. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/220965

Campanha da c&a sobre diversidade gera polêmica na web. (2016, 8 de setembro). Propmark. https://propmark.com.br/anunciantes/campanha-da-ca-sobre-diversidade-gera-polemica-na-web

Campanha mostra crianças em poses erotizadas e gera polêmica. (2016, 2 de maio). Adnews. https://adnews.com.br/campanha-mostra-crianca-em-poses-erotizadas-e-gera-polemica

Comercial de Devassa Bem Loura sai do ar. (2010, 1 de março). Propmark. https://propmark.com.br/anunciantes/comercial-de-devassa-bem-loura-sai-do-ar/

Entidade pede suspensão da nova campanha da Hope. (2011, 28 de setembro). Propmark. https://propmark.com.br/mercado/entidade-pede-suspensao-da-nova-campanha-da-hope

Fernández, A. (2018, 3 de agosto). O Boticário se posiciona sobre publicidade para o dia dos pais. Propmark. https://propmark.com.br/anunciantes/o-boticario-se-posiciona-sobre-a-publicidade-para-o-dia-dos-pais

Jenkins, H. (2009). Cultura da convergência: a colisão entre os velhos e novos meios de comunicação. São Paulo: Aleph.

Jenkins, H. (2014). Cultura da conexão. São Paulo: Aleph.

Leite, R. (2015, 13 de fevereiro). Skol altera campanha de carnaval após polêmica. Mundo do Marketing. https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/32871/skol-altera-campanha-de-carnaval-apos-polemica.html

Marca de móveis ironiza acusações de machismo. (2016, 16 de dezembro). Adnews. https://adnews.com.br/internet/marca-de-moveis-ironiza-acusacoes-de-machismo

Martins, G. A., & Theóphilo, C. R. (2007). Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas.

Ministério da justiça gera polêmica no Facebook. (2015, 15 de outubro). Propmark. https://propmark.com.br/anunciantes/ministerio-da-justica-gera-polemica-no-facebook

Ministério da justiça instaura processo administrativo contra Devassa. (2013, 4 de outubro). Propmark. https://propmark.com.br/mercado/ministerio-da-justica-instaura-processo-administrativo-contra-devassa

Monteiro, T. (2018, 27 de novembro). Campanha de natal da Perdigão é alvo de críticas. Meio & Mensagem. https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2018/11/27/campanha-de-perdigao-para-natal-e-alvo-de-criticas.html

Monteiro, T. (2019, 4 de janeiro). Trident defende liberdade de escolha na polêmica do “rosa e azul”. Meio & Mensagem. https://www.meioemensagem.com.br/home/ultimas-noticias/2019/01/04/trident-defende-liberdade-de-escolha-na-polemica-do-rosa-e-azul.html

Moraes, R. (2015, 7 de julho). Marcas no centro de polêmicas: qual o preço de se posicionar? Mundo do Marketing. https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/relacionamento/33953/marcas-no-centro-de-polemicas.html

Moreira, S. V. (2005). Análise documental como método e como técnica. In J. Duarte & A. Barros (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação (2a ed., pp. 267-279). São Paulo: Atlas.

Oliveira, P. (2015, 12 de junho). Sanofi retira campanha da Novalfem do ar. Mundo do Marketing. https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/33761/sanofi-retira-campanha-da-novalfem-do-ar.html

Paraizo, D. (2017b, 24 de outubro). Campanha de papel higiênico preto é acusada de racismo. Propmark. https://propmark.com.br/mercado/campanha-de-papel-higienico-preto-e-acusada-de-racismo

Paraizo, D. (2017a, 7 de abril). Campanha da sptrans considerada racista é suspensa pelo Conar. Propmark. https://propmark.com.br/midia/campanha-da-sptrans-considerada-racista-e-suspensa-pelo-conar

Peça do azeite Gallo suspeita de racismo terá de ser alterada. (2016, 2 de maio). Adnews. https://adnews.com.br/adpublicidade/peca-do-azeite-gallo-suspeita-de-racismo-tera-de-ser-alterada

Petermann, J. (2011). Do sobrevôo ao reconhecimento atento: a institucionalização da criação publicitária, pela perspectiva do habitus e dos capitais social, cultural e econômico [Tese de doutorado, Universidade do Vale do Sinos]. RDBU – Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3041

Piedras, E. R. (2009). Fluxo publicitário: Anúncios, produtores e receptores. Sulina.

Piedras, E. R. (2016). O fluxo publicitário e o estatuto do receptor na cultura de convergência. In N. M. Rosário & A. R. Silva (Orgs.). Pesquisa, comunicação, informação (pp. 247-260). Porto Alegre: Sulina.

Popeyes causa polêmica ao “trazer de volta” Dercy Gonçalves. (2019, 25 de março). Propmark. https://propmark.com.br/anunciantes/popeyes-causa-polemica-ao-trazer-de-volta-dercy-goncalves

Post de Johnnie Walker sobre racismo causa polêmica (2016, 2 de maio). Adnews. https://adnews.com.br/internet/post-de-johnnie-walker-sobre-racismo-causa-polemica

Riachuelo comenta acusação de racismo em propaganda. (2016, 2 de maio). Adnews. https://adnews.com.br/adpublicidade/riachuelo-comenta-acusacao-de-racismo-em-propaganda

Rogenski, R. (2019, 30 de abril). Procurador pede apuração do TCU sobre o veto ao filme do Banco do Brasil. Meio & Mensagem. https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2019/04/30/procurador-pede-apuracao-do-tcu-sobre-o-veto-ao-filme-do-banco-do-brasil.html

Sacchitiello, B. (2017, 6 de outubro). Conar condena filme da Renault sobre nordestinos. Meio & Mensagem. https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2017/10/06/conar-condena-filme-da-renault-sobre-nordestinos.html

Sacchitiello, B. (2018, 18 de maio). Após polêmica, Reserva “mata” campanha e pede desculpas. Meio & Mensagem. https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2018/05/18/apos-polemica-reserva-mata-campanha-e-pede-desculpas.html

Sacchitiello, B. (2019, 10 de maio). Conar julga e absolve campanha do Burger King sobre poliamor. Meio & Mensagem. https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2019/05/10/conar-julga-e-absolve-campanha-do-burger-king-sobre-poliamor.html

Schuch, L. (2019). Transformações na propaganda: um olhar rizomático sobre a prática publicitária. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Manancial. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/20215

Silva, S. D. (2019, 14 de maio). Natura cria campanha de diversidade e internet reage. Meio & Mensagem. https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2019/05/14/natura-cria-campanha-de-diversidade-e-internet-reage.html

Vazquez, R. (2015, 10 de abril). Grandes marcas são denunciadas por publicidade infantil abusiva. Propmark. https://propmark.com.br/mercado/grandes-marcas-sao-denunciadas-por-publicidade-infantil-abusiva

Volkswagen e a polêmica do gato preto. (2016, 2 de maio). Adnews. https://adnews.com.br/volkswagen-e-a-polemica-do-gato-preto

Vono e Skol geram polêmicas nas redes sociais. (2015, 12 de fevereiro). Propmark. https://propmark.com.br/anunciantes/vono-e-skol-geram-polemicas-nas-redes-sociais

Wottrich, L. (2019). Publicidade em xeque: práticas de contestação dos anúncios. Porto Alegre: Sulina.

Downloads

Publicado

2021-11-24

Edição

Seção

DOSSIÊ

Como Citar

Transformações na publicidade: novas articulações entre o público e os produtores no campo publicitário. (2021). Novos Olhares, 10(2), 50-72. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2021.190222