Transformaciones en publicidad: nuevas articulaciones entre público y productores en el campo publicitario

Autores/as

  • Enéias Brum Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Elisa Piedras Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2021.190222

Palabras clave:

Publicidad, Modalidades de doble articulación, Convergencia

Resumen

En el contexto de las nuevas tecnologías y la cultura de la convergencia, han cambiado las prácticas de los medios a principios del siglo XXI, por lo que exploramos procesos en que los productores de publicidad se defienden de acusaciones de los consumidores. El objetivo de esta investigación es destacar los movimientos de articulación y resistencia en el campo publicitario a las prácticas de contestación del público en la década de 2010 en Brasil. Esta es una investigación cualitativa, de tipo cuantitativa, que utilizó la técnica de análisis documental de evidencias sobre la reconfiguración del campo publicitario considerando las prácticas de los productores –agencias, anunciantes y profesionales– ante las contestaciones del público. Los resultados desvelan que las modalidades de doble articulación de la publicidad –blindada, sensibilizada y comprometida– conjugan situaciones concretas que brindan espacios de reflexión sobre la (no)realización del potencial para cambios en las prácticas que representan las nuevas tecnologías.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Enéias Brum, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutorando em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

  • Elisa Piedras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referencias

fatos que marcaram a propaganda em 2016. (2016, 14 de dezembro). Adnews. https://adnews.com.br/adpublicidade/10-fatos-que-marcaram-propaganda-em-2016

AlmapBBDO abre mão de leões de bronze após polêmica. (2016, 24 de junho). Adnews. https://adnews.com.br/almapbbdo-abre-mao-de-leoes-de-bronze-apos-polemica

Araujo, L. (2016, 2 de maio). Conar analisa se campanha da Hope incentiva a chantagem. Adnews. https://adnews.com.br/conar-analisa-se-campanha-da-hope-incentiva-a-chantagem

Aucar, B. S. (2016). A publicidade no Brasil: agências, poderes e modos de trabalho (1914 – 2014) [Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro]. PUC-RIO. https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27769@1

Barbosa, B., & Zirondi, M. (2015, 17 de agosto). Bombril vê hipocrisia na polêmica sobre propaganda. Propmark. https://propmark.com.br/anunciantes/bombril-ve-hipocrisia-na-polemica-sobre-propaganda

Barbosa, M. (2019, 9 de maio). Anacapri causa polêmica ao homenagear “mãe de plantas”. Propmark. https://propmark.com.br/anunciantes/anacapri-causa-polemica-ao-homenagear-mae-de-plantas

Bauer, M. W., Gaskell, G., & Allum, N. C. (2013). Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento: evitando confusões. In M. W. Bauer & G. Gaskell (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático (11 ed., pp. 17-36). Petrópolis: Vozes.

Brum, E. (2021). Modalidades de dupla articulação da publicidade: Reconfigurações das práticas de produção de agências e anunciantes diante das práticas de contestação do público. [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Repositório Institucional da UFRGS. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/220965

Campanha da c&a sobre diversidade gera polêmica na web. (2016, 8 de setembro). Propmark. https://propmark.com.br/anunciantes/campanha-da-ca-sobre-diversidade-gera-polemica-na-web

Campanha mostra crianças em poses erotizadas e gera polêmica. (2016, 2 de maio). Adnews. https://adnews.com.br/campanha-mostra-crianca-em-poses-erotizadas-e-gera-polemica

Comercial de Devassa Bem Loura sai do ar. (2010, 1 de março). Propmark. https://propmark.com.br/anunciantes/comercial-de-devassa-bem-loura-sai-do-ar/

Entidade pede suspensão da nova campanha da Hope. (2011, 28 de setembro). Propmark. https://propmark.com.br/mercado/entidade-pede-suspensao-da-nova-campanha-da-hope

Fernández, A. (2018, 3 de agosto). O Boticário se posiciona sobre publicidade para o dia dos pais. Propmark. https://propmark.com.br/anunciantes/o-boticario-se-posiciona-sobre-a-publicidade-para-o-dia-dos-pais

Jenkins, H. (2009). Cultura da convergência: a colisão entre os velhos e novos meios de comunicação. São Paulo: Aleph.

Jenkins, H. (2014). Cultura da conexão. São Paulo: Aleph.

Leite, R. (2015, 13 de fevereiro). Skol altera campanha de carnaval após polêmica. Mundo do Marketing. https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/32871/skol-altera-campanha-de-carnaval-apos-polemica.html

Marca de móveis ironiza acusações de machismo. (2016, 16 de dezembro). Adnews. https://adnews.com.br/internet/marca-de-moveis-ironiza-acusacoes-de-machismo

Martins, G. A., & Theóphilo, C. R. (2007). Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas.

Ministério da justiça gera polêmica no Facebook. (2015, 15 de outubro). Propmark. https://propmark.com.br/anunciantes/ministerio-da-justica-gera-polemica-no-facebook

Ministério da justiça instaura processo administrativo contra Devassa. (2013, 4 de outubro). Propmark. https://propmark.com.br/mercado/ministerio-da-justica-instaura-processo-administrativo-contra-devassa

Monteiro, T. (2018, 27 de novembro). Campanha de natal da Perdigão é alvo de críticas. Meio & Mensagem. https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2018/11/27/campanha-de-perdigao-para-natal-e-alvo-de-criticas.html

Monteiro, T. (2019, 4 de janeiro). Trident defende liberdade de escolha na polêmica do “rosa e azul”. Meio & Mensagem. https://www.meioemensagem.com.br/home/ultimas-noticias/2019/01/04/trident-defende-liberdade-de-escolha-na-polemica-do-rosa-e-azul.html

Moraes, R. (2015, 7 de julho). Marcas no centro de polêmicas: qual o preço de se posicionar? Mundo do Marketing. https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/relacionamento/33953/marcas-no-centro-de-polemicas.html

Moreira, S. V. (2005). Análise documental como método e como técnica. In J. Duarte & A. Barros (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação (2a ed., pp. 267-279). São Paulo: Atlas.

Oliveira, P. (2015, 12 de junho). Sanofi retira campanha da Novalfem do ar. Mundo do Marketing. https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/33761/sanofi-retira-campanha-da-novalfem-do-ar.html

Paraizo, D. (2017b, 24 de outubro). Campanha de papel higiênico preto é acusada de racismo. Propmark. https://propmark.com.br/mercado/campanha-de-papel-higienico-preto-e-acusada-de-racismo

Paraizo, D. (2017a, 7 de abril). Campanha da sptrans considerada racista é suspensa pelo Conar. Propmark. https://propmark.com.br/midia/campanha-da-sptrans-considerada-racista-e-suspensa-pelo-conar

Peça do azeite Gallo suspeita de racismo terá de ser alterada. (2016, 2 de maio). Adnews. https://adnews.com.br/adpublicidade/peca-do-azeite-gallo-suspeita-de-racismo-tera-de-ser-alterada

Petermann, J. (2011). Do sobrevôo ao reconhecimento atento: a institucionalização da criação publicitária, pela perspectiva do habitus e dos capitais social, cultural e econômico [Tese de doutorado, Universidade do Vale do Sinos]. RDBU – Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3041

Piedras, E. R. (2009). Fluxo publicitário: Anúncios, produtores e receptores. Sulina.

Piedras, E. R. (2016). O fluxo publicitário e o estatuto do receptor na cultura de convergência. In N. M. Rosário & A. R. Silva (Orgs.). Pesquisa, comunicação, informação (pp. 247-260). Porto Alegre: Sulina.

Popeyes causa polêmica ao “trazer de volta” Dercy Gonçalves. (2019, 25 de março). Propmark. https://propmark.com.br/anunciantes/popeyes-causa-polemica-ao-trazer-de-volta-dercy-goncalves

Post de Johnnie Walker sobre racismo causa polêmica (2016, 2 de maio). Adnews. https://adnews.com.br/internet/post-de-johnnie-walker-sobre-racismo-causa-polemica

Riachuelo comenta acusação de racismo em propaganda. (2016, 2 de maio). Adnews. https://adnews.com.br/adpublicidade/riachuelo-comenta-acusacao-de-racismo-em-propaganda

Rogenski, R. (2019, 30 de abril). Procurador pede apuração do TCU sobre o veto ao filme do Banco do Brasil. Meio & Mensagem. https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2019/04/30/procurador-pede-apuracao-do-tcu-sobre-o-veto-ao-filme-do-banco-do-brasil.html

Sacchitiello, B. (2017, 6 de outubro). Conar condena filme da Renault sobre nordestinos. Meio & Mensagem. https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2017/10/06/conar-condena-filme-da-renault-sobre-nordestinos.html

Sacchitiello, B. (2018, 18 de maio). Após polêmica, Reserva “mata” campanha e pede desculpas. Meio & Mensagem. https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2018/05/18/apos-polemica-reserva-mata-campanha-e-pede-desculpas.html

Sacchitiello, B. (2019, 10 de maio). Conar julga e absolve campanha do Burger King sobre poliamor. Meio & Mensagem. https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2019/05/10/conar-julga-e-absolve-campanha-do-burger-king-sobre-poliamor.html

Schuch, L. (2019). Transformações na propaganda: um olhar rizomático sobre a prática publicitária. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Manancial. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/20215

Silva, S. D. (2019, 14 de maio). Natura cria campanha de diversidade e internet reage. Meio & Mensagem. https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2019/05/14/natura-cria-campanha-de-diversidade-e-internet-reage.html

Vazquez, R. (2015, 10 de abril). Grandes marcas são denunciadas por publicidade infantil abusiva. Propmark. https://propmark.com.br/mercado/grandes-marcas-sao-denunciadas-por-publicidade-infantil-abusiva

Volkswagen e a polêmica do gato preto. (2016, 2 de maio). Adnews. https://adnews.com.br/volkswagen-e-a-polemica-do-gato-preto

Vono e Skol geram polêmicas nas redes sociais. (2015, 12 de fevereiro). Propmark. https://propmark.com.br/anunciantes/vono-e-skol-geram-polemicas-nas-redes-sociais

Wottrich, L. (2019). Publicidade em xeque: práticas de contestação dos anúncios. Porto Alegre: Sulina.

Publicado

2021-11-24

Cómo citar

Brum, E., & Piedras, E. (2021). Transformaciones en publicidad: nuevas articulaciones entre público y productores en el campo publicitario. Novos Olhares, 10(2), 50-72. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2021.190222