Passos da dança nas redes: circulação da cultura em mídias digitais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2023.204718Palavras-chave:
Cultura audiovisual, Discurso, Mediações, Documentário, ArteResumo
Este artigo tem como objetivo compreender de que modo, ao produzir seu próprio conteúdo em mídias digitais, as companhias de dança procuram um caminho de comunicação alternativo aos grandes veículos e ao jornalismo cultural apresentado na imprensa e na televisão. Por esse meio, elas podem contar suas próprias histórias, mostrar seus processos de criação, exibir seus espetáculos e se comunicar com um público bastante específico. Para demonstrar esses processos, escolhemos como objeto de análise o documentário Temporada em Construção, da São Paulo Companhia de Dança (São Paulo), uma das poucas companhias de dança mantidas com financiamento público no Estado de São Paulo.
Downloads
Referências
Barthes, R. (1988). O efeito de realidade. In: O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense.
Charaudeau, P. (2013). Discurso das mídias. São Paulo: Contexto.
Freire, M.; Soares, R. L. (2013). História e narrativas audiovisuais: de fato e de ficção. Comunicação, Mídia e Consumo, 10(28), 71-86. encurtador.com.br/bDENR
Guilherme, S. F. (2019). Construções críticas no jornalismo audiovisual especializado de Starte. Estudos de Jornalismo e Mídia. 16, pp. 89-99. encurtador.com.br/asEM5
Jaguaribe, B. (2007). O choque do real: estética, mídia e cultura. Rio de Janeiro: Rocco.
Jenkins, H. (2009). Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph.
Martín-Barbero, J. (1997). Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ.
Nichols, B. (2005). A voz do documentário. In: Ramos, F. P. Teoria contemporânea do cinema. São Paulo: Senac.
Odin, R. (2012). Filme documentário, leitura documentarizante. Significação, 37, pp. 10-30. encurtador.com.br/ghDV8
Paganotti, I.; Soares, R. L. (2019). A meta para a crítica da/na mídia em abordagens metacríticas. MATRIZes, 13(2), pp. 131-153. encurtador.com.br/aU048
Rodowick, D. N. (1994). Audiovisual culture and interdisciplinary knowledge. Digital essay: encurtador.com.br/anBY7
Salles, C. A. (2010). Arquivos de criação: arte e curadoria. São Paulo: Horizonte/Fapesp.
Silva, G.; Soares, R. L. (2019). Possibilidades políticas da crítica em perspectiva teórica. Rumores, 13(26), 58-77. encurtador.com.br/pCPU5
Soares, R. L.; Silva, G. (2016). Lugares da crítica na cultura midiática. Comunicação Mídia e Consumo, 13(37), 9-28. encurtador.com.br/uCEX2
Soares, R. L. (2015). Realismos audiovisuais: visibilidades intertextuais em documentários televisivos. Doc On-Line, 18, pp. 216-240. encurtador.com.br/cABQ0
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sofia Franco Guilherme, Rosana de Lima Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.