As Práticas da Social TV dos Fãs da Telenovela Pantanal no Facebook: Engajamento e Possíveis Espaços de Convivência Digital Virtual

Autores

  • Maria Cristina Palma Mungioli Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Analú Bernasconi Arab Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.226242

Palavras-chave:

telenovela Pantanal, Social TV, fãs, Facebook

Resumo

Sob o enfoque da Social TV e dos estudos da cultura da convergência e da participação, este artigo apresenta e discute os resultados de pesquisa acerca de grupos de fãs no Facebook que se dedicaram a comentar e a debater a telenovela Pantanal (Globo, 2022). São analisadas as versões da telenovela exibidas em 1990 e 2022, com o objetivo de situá-las no cenário televisivo nacional e discutir o tratamento temático e estético de ambas as produções, articulando-o ao contexto televisivo de cada época. Destacamos os principais temas/conflitos da trama que mais engajaram os fãs, analisando suas interações na rede social. Os resultados indicaram (1) o forte engajamento dos fãs em relação ao formato telenovela e a Pantanal especificamente; e (2) a construção de um espaço de convivência digital virtual, que abrange imaginários e emoções, o que possibilita eventuais interações entre o virtual e o presencial.

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Biografia do Autor

  • Maria Cristina Palma Mungioli, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Professora Associada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCom-USP). Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa GELiDis CNPq/ECA-USP.

  • Analú Bernasconi Arab, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutoranda em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCom) da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora com bolsa CAPES. Mestra em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Integrante do Grupo de Pesquisa GELiDis CNPq/ECA-USP.

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Publicado

2024-12-20

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Mungioli, M. C. P. ., & Arab, A. B. . (2024). As Práticas da Social TV dos Fãs da Telenovela Pantanal no Facebook: Engajamento e Possíveis Espaços de Convivência Digital Virtual. Novos Olhares, 13(2), 33-50. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.226242