As Práticas da Social TV dos Fãs da Telenovela Pantanal no Facebook: Engajamento e Possíveis Espaços de Convivência Digital Virtual
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.226242Palavras-chave:
telenovela Pantanal, Social TV, fãs, FacebookResumo
Sob o enfoque da Social TV e dos estudos da cultura da convergência e da participação, este artigo apresenta e discute os resultados de pesquisa acerca de grupos de fãs no Facebook que se dedicaram a comentar e a debater a telenovela Pantanal (Globo, 2022). São analisadas as versões da telenovela exibidas em 1990 e 2022, com o objetivo de situá-las no cenário televisivo nacional e discutir o tratamento temático e estético de ambas as produções, articulando-o ao contexto televisivo de cada época. Destacamos os principais temas/conflitos da trama que mais engajaram os fãs, analisando suas interações na rede social. Os resultados indicaram (1) o forte engajamento dos fãs em relação ao formato telenovela e a Pantanal especificamente; e (2) a construção de um espaço de convivência digital virtual, que abrange imaginários e emoções, o que possibilita eventuais interações entre o virtual e o presencial.
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