O Gancho - da mídia impressa às mídias eletrônicas

Autores

  • Maria Cristina Castilho Costa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2000.51342

Palavras-chave:

narrativa, novas mídias, cultura oral

Resumo

O presente trabalho analisa o gancho, recurso narrativo que teve sua origem na literatura oral, com os contadores de história, e que foi apropriado pela indústria cultural, na imprensa, no rádio e na televisão. Acompanha o desenvolvimento dessa estratégia cativar o público e criar um fluxo narrativo estimulando a participação do espectador na trama. Finalmente, o texto discute a utilização desse recurso nas novas mídias digitais.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Cristina Castilho Costa
    Maria Cristina Castilho Costa é Doutora em Ciências Humanas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Livredocente em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Downloads

Publicado

2000-12-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Costa, M. C. C. (2000). O Gancho - da mídia impressa às mídias eletrônicas. Novos Olhares, 6, 4-17. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2000.51342