A Estrada das Mulheres em Filmes Brasileiros dos Anos 1970

Autores

  • Samuel Paiva Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.83579

Palavras-chave:

Filmes de Estrada, Gêneros Audiovisuais, Gêneros Sexuais.

Resumo

Este texto é um reflexão sobre os filmes Iracema, uma transa amazônica (Jorge Bodanzky, Orlando Senna, 1974), Mar de rosas (Ana Carolina, 1977) e Bye bye Brasil (Carlos Diegues, 1979), que são abordados comparativamente, por um lado, com referências da teoria dos gêneros audiovisuais, especificamente dos estudos sobre road movies, e, por outro, a partir de alguns parâmetros das concepções feministas do cinema, com especial interesse pela questão do lugar do olhar na constituição das distinções sexuais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Samuel Paiva, Universidade Federal de São Carlos
    Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculado ao Departamento de Artes e Comunicação, onde atua no Curso de Imagem e Som e no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS). Atualmente desenvolve a pesquisa "O Filme de Estrada no Cinema de Ficção do Brasil (1960-1980)", com apoio da FAPESP.

Downloads

Publicado

2014-08-09

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Paiva, S. (2014). A Estrada das Mulheres em Filmes Brasileiros dos Anos 1970. Novos Olhares, 3(1), 7-16. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.83579