A Estrada das Mulheres em Filmes Brasileiros dos Anos 1970

Autores/as

  • Samuel Paiva Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.83579

Palabras clave:

Filmes de Estrada, Gêneros Audiovisuais, Gêneros Sexuais.

Resumen

Este texto é um reflexão sobre os filmes Iracema, uma transa amazônica (Jorge Bodanzky, Orlando Senna, 1974), Mar de rosas (Ana Carolina, 1977) e Bye bye Brasil (Carlos Diegues, 1979), que são abordados comparativamente, por um lado, com referências da teoria dos gêneros audiovisuais, especificamente dos estudos sobre road movies, e, por outro, a partir de alguns parâmetros das concepções feministas do cinema, com especial interesse pela questão do lugar do olhar na constituição das distinções sexuais.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Samuel Paiva, Universidade Federal de São Carlos
    Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculado ao Departamento de Artes e Comunicação, onde atua no Curso de Imagem e Som e no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS). Atualmente desenvolve a pesquisa "O Filme de Estrada no Cinema de Ficção do Brasil (1960-1980)", com apoio da FAPESP.

Publicado

2014-08-09

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

Paiva, S. (2014). A Estrada das Mulheres em Filmes Brasileiros dos Anos 1970. Novos Olhares, 3(1), 7-16. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.83579