Entre Gritos e Silêncios: Uma Análise Audiovisual de Funny Games
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.83587Palavras-chave:
Cinema, som, análise fílmica, cinema sonoro, Funny Games (filme)Resumo
O presente artigo pretende fazer uma análise audiovisual do filme Funny Games (1997), escrito e dirigido por Michael Haneke, com especial atenção ao uso do som, por meio de música, diálogos e ruídos. Investigar as estratégias de combinação entre som e imagem, buscando identificar de que forma o som interfere e impacta a narrativa cinematográfica é fazer um percurso dentro da análise fílmica extremamente rico, considerando que se trata de um filme no qual o uso das diversas formas sonoras pontuam momentos impactantes, especialmente nas cenas onde as falas dos personagens são raras ou inexistentes. A metodologia utilizada estará centrada especialmente nas análises e teorias propostas por Michael Chion, Noel Burch, David Bordwell e Kristin Thompson, Claudia Gordman, Jaques Aumont e Michel Marie. Outros conceitos identificados durante a análise serão considerados.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-08-09
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
Sampaio, L. (2014). Entre Gritos e Silêncios: Uma Análise Audiovisual de Funny Games. Novos Olhares, 3(1), 87-96. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.83587