Entre Gritos e Silêncios: Uma Análise Audiovisual de Funny Games

Autores

  • Livia Sampaio UFBA

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.83587

Palavras-chave:

Cinema, som, análise fílmica, cinema sonoro, Funny Games (filme)

Resumo

O presente artigo pretende fazer uma análise audiovisual do filme Funny Games (1997), escrito e dirigido por Michael Haneke, com especial atenção ao uso do som, por meio de música, diálogos e ruídos. Investigar as estratégias de combinação entre som e imagem, buscando identificar de que forma o som interfere e impacta a narrativa cinematográfica é fazer um percurso dentro da análise fílmica extremamente rico, considerando que se trata de um filme no qual o uso das diversas formas sonoras pontuam momentos impactantes, especialmente nas cenas onde as falas dos personagens são raras ou inexistentes. A metodologia utilizada estará centrada especialmente nas análises e teorias propostas por Michael Chion, Noel Burch, David Bordwell e Kristin Thompson, Claudia Gordman, Jaques Aumont e Michel Marie. Outros conceitos identificados durante a análise serão considerados.

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Biografia do Autor

  • Livia Sampaio, UFBA
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia ( UFBA ) na linha de pesquisa em Análise. Possui graduação em Ciências Econômicas pela PUC-RJ. E-mail: lmmsampaio@hotmail.com

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Publicado

2014-08-09

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Sampaio, L. (2014). Entre Gritos e Silêncios: Uma Análise Audiovisual de Funny Games. Novos Olhares, 3(1), 87-96. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.83587