Media, public policy and identities: ontological wars and cultural trade in the quilombola universe

Authors

  • Ana Stela de Almeida Cunha Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102221

Keywords:

Public policies, Quilombos, Cultural production

Abstract

In this paper I will discuss how the implementation of public policies
in the cultural area has transformed communities and associations, pointing out
some reflections for relations between the cultural market and the communities
that we call ‘traditional’ (in this particular case, the ‘quilombo’ communities)
and the role of both the state and business and civil society in this context. I will
address, therefore, what I will call ‘ontological war’ between two universes that
initially are antagonistic in this arena that includes cultural production, intangible
heritage, social movements, market.

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Author Biography

  • Ana Stela de Almeida Cunha, Universidade de São Paulo
    Professora Adjunta na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), curso de Linguagens e Códigos. Pós Doutorada em Antropologia pelo CRIA/FCT (Universidade Nova de Lisboa), onde desenvolveu o projeto Cruzando as fronteiras: africanidade e identidade em religiões de matriz banto no Brasil, Cuba e no Congo (RDC) Foi pesquisadora convidada do Museu Real da África Central (Tervuren, Bélgica) durante o ano de 2010. Pós Doutorada em Antropologia Social pelo ICS (Universidade de Lisboa, Portugal), com o projeto Quando Ndoki foi flechado: feitiçaria e cura no Palo Monte (Cuba) e Pajé de Negros (Maranhão, Brasil)". Fez seu Mestrado e Doutorado em Lingüística Africana (USP, Brasil). Foi Leitora na Universidade de Havana (Cuba) entre os anos de 2006 e 2008 (Ministério das Relações Exteriores), quando também realizou parte de sua pesquisa de campo. Desde 1996 trabalha com os quilombos do Maranhão, elaborando, em 2005 o Projeto Educacional "Falando em Quilombo" (Petrobras Cultural, 2005). Foi coordenadora do projeto "O Boi Contou" que teve como objetivo a produção de material didático adequado à realidade quilombola, financiado também pelo Programa Petrobras Cultural (2007). Atualmente possui projetos na área da Antropologia Visual, trabalhando com cantigas em ritos religiosos no Brasil, Cuba, Angola e Congo RDC, tendo realizado o video documentário João da Mata falado , com o patrocínio do Museu Edison Carneiro (Rio de Janeiro) e Ministério da Cultura, sob edital do ETNODOC (1º lugar Prêmio CRESPIAL UNESCO património imaterial) e Boi de zabumba é a nossa tradição! , menção honrosa UNESCO. Elaboradora e proponente do projeto A Estética do Terreiro (BNB de Cultura 2011). Elaboradora e coordenadora do projeto Caboclos Nkisis , sob patrocínio da OI Futuro (em andamento). Ganhadora do Prêmio "Pontos de Memória no Exterior 2013" (IPHAN), com documentário sobre o candomblé em Portugal e Espanha. Coordenadora da área de Antropologia no projeto "Libolo" (Angola) (USP/UNB, Universidade de Macau). É autora e organizadora de livros assim como artigos em revistas especializadas.

Published

2015-06-17

Issue

Section

DOSSIÊ

How to Cite

Cunha, A. S. de A. (2015). Media, public policy and identities: ontological wars and cultural trade in the quilombola universe. Novos Olhares, 4(1), 81-90. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102221