Trabalho como Mediação da Comunicação: Uma Reflexão Teórica sobre o Binômio Comunicação-Trabalho e os Estudos de Recepção

Autores/as

  • Lizbeth Kanyat Escola Superior de Propaganda e Marketing Centro Universitário Adventista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.112224

Palabras clave:

Comunicação e Trabalho, Linguagem, Estudos de Recepção, Mediações

Resumen

O presente trabalho situa-se no binômio comunicação-trabalho, buscando refletir sobre os estudos de recepção como corrente investigativa útil para o estudo da comunicação sobre o trabalho, no trabalho e como trabalho. Para isso estudaremos a concepção de trabalho do materialismo histórico, as lógicas de funcionamento e implicações sociais da linguagem e o trabalho como mediação no marco teórico dos Estudos de Recepção.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Lizbeth Kanyat, Escola Superior de Propaganda e Marketing Centro Universitário Adventista de São Paulo

    Doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Também é docente e coordenadora do curso de Comunicação Social do Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP. Obteve seu mestrado em Comunicação pela ESPM (2014), com estágio de pesquisa no Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL), em Quito - Equador. 

    lizbethkanyat@gmail.com

Referencias

BAKHTIN, M. (VOLOSHINOV) Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.

BRAGA, J. L. Circuitos versus campos sociais. In: MATTOS, M. A.; JANOTTI, J. J.; JACKS, N. (Orgs.). Mediação e Midiatização. Salvador: EDUFBA, 2012: 31-52.

BRANDÃO, H. Enunciação e construção do sentido. In: FÍGARO, R. A. (org.) Comunicação e Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2012.

BRAIT, B. (org.). Bakhtin: Outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

CEVASCO, M. E. Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

FAÏTA, D. A análise de práticas linguageiras e situações de trabalho: uma renovação metodológica imposta pelo objeto. In: SOUZA E SILVA, M. C P.; FAÏTA, D. (orgs.) Linguagem e trabalho. Construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002.

FÍGARO, R. A. Comunicação e Trabalho: binômio teórico produtivo para as pesquisas de recepção. Mediaciones Sociales. Revista de Ciencias Sociales y de la Comunicación, nº 4, primer semestre de 2009: 23-49.

FIORIN, J. L. Interdiscursividade e Intertextualidade. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin. Outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004

MARTÍN-BARBERO, J. De los medios a las mediaciones: comunicación, cultura e hegemonía. Barcelona: Editorial Gustavo Gali, 1987.

__________. Oficio de Cartógrafo: travesías latinoamericanas de la comunicación en la cultura. Santiago de Chile: Fondo de Cultura Económica, 2002.

__________. Uma aventura epistemológica. Entrevistador: Maria Immacolata Vassalo de Lopes. Matrizes, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 143-162, 2009.

MARX, K., ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo; Boitempo, 2007.

MATTELART, A.; NEVEU, E. Introdução aos Estudos Culturais. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

NOUROUDINE, A. A linguagem: dispositivo revelador da complexidade do trabalho. In: SOUZA E SILVA, M. C. P., FAÏTA, D. (orgs.) Linguagem e trabalho. Construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002.

SCHWARTZ, Y. Entrevista Yves Schwartz. Revista Trabalho, Educação, Saúde. Fiocruz, v. 4 n. 2, p. 457-465, 2006.

WILLIAMS, R. Cultura e Sociedade: de Coleridge a Orwell. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011a.

__________. Cultura e materialismo. São Paulo: Editora Unesp, 2011b.

VYGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Publicado

2016-07-18

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

Kanyat, L. (2016). Trabalho como Mediação da Comunicação: Uma Reflexão Teórica sobre o Binômio Comunicação-Trabalho e os Estudos de Recepção. Novos Olhares, 5(1), 69-78. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.112224