Credibilidad en realidad virtual: una propuesta para estudiar la comunicación de marca en metaversos

Autores/as

  • Eduardo Zilles Borba Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205283

Palabras clave:

Realidad virtual, Metaverso, Tecnología de innovación, Ambiente mediático expandido, Comunicación de marca

Resumen

Este artículo presenta un ejercicio teórico y empírico a las posibilidades de comunicación de marca en Realidad Virtual (RV), proponiendo un instrumento de análisis/creación para plataformas metaverso emergentes, aplicado al campo de la comunicación de marca (imágenes inmersivas y 360 grados, multisensorial, perspectiva en primera persona). La investigación utilizó como metodología un enfoque empírico, explorando cualitativamente piezas de RV, que destacan dimensiones de credibilidad que, de alguna manera, impactan en la comunicación de la marca. Los resultados enfatizan tres dimensiones relevantes: realismo, interactividad y compromiso con la trama.

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Biografía del autor/a

  • Eduardo Zilles Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Pós-doutor em Engenharia Eletrônica e Sistemas Digitais pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo (PPGEE-USP). Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Fernando Pessoa, em Portugal. Professor adjunto da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico-UFRGS), onde coordena o curso de Publicidade e Propaganda. Pesquisador no Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFRGS, no Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (Citi) da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), no Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas (4C) da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP), no grupo de estudos na Indústria Criativa (Incria) do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional nas Faculdades Integradas de Taquara (PPGDR-Faccat) e no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (Clepul) da Universidade de Lisboa (UL), em Portugal. É integrante do projeto de pesquisa Memórias do Futuro: Inovação Midiática Multimodal pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2023-02-11

Número

Sección

DOSSIÊ

Cómo citar

Borba, E. Z. (2023). Credibilidad en realidad virtual: una propuesta para estudiar la comunicación de marca en metaversos. Novos Olhares, 11(2), 41-48. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205283